A expectativa está a crescer para a chegada de 'F1', o novo filme protagonizado por Brad Pitt, que promete revelar através da ficção alguns dos bastidores da Fórmula 1. O filme será exibido em formato IMAX, proporcionando aos espectadores uma experiência visual única, graças ao ecrã de grandes dimensões e arredondado, que traz uma imersão total nas emoções das corridas.
Segundo o anúncio da Fórmula 1, divulgado esta segunda-feira, a longa-metragem estreia a 25 de junho no mercado internacional, seguindo-se a estreia na América do Norte, a 27 de junho.
Em Portugal, a estreia oficial está prevista para quinta-feira, 26 de junho.
Produção cinematográfica promete surpreender
As gravações decorreram em vários Grandes Prémios por todo o mundo e envolveram não só a própria produção da F1, mas também os pilotos e as equipas que fazem parte do grid atual, incluindo Lewis Hamilton, Max Verstappen, Charles Leclerc, Lando Norris e Fernando Alonso.
O filme foi realizado por Joseph Kosinski, o mesmo diretor responsável por filmes como Top Gun: Maverick, um dos maiores sucessos de bilheteira da história do cinema. A produção gastou quase 280 milhões de euros para garantir o realismo do filme dedicado ao Campeonato Mundial de Fórmula 1.
Durante o Grande Prémio de Miami, que decorreu entre 2 e 4 de maio, foi revelada a trilha sonora que acompanhará o filme.
O aclamado músico e compositor Hans Zimmer será responsável pela sua produção, enquanto a longa-metragem contará também com temas de artistas como Ed Sheeran, Tate McRae, RAYE, Burna Boy, ROSÉ, Roddy Ricch, Dom Dolla, Chris Stapleton, Tiësto, Sexyy Red, Myke Towers, Madison Beer e Peggy Gou.
Ficção e realidade cruzam-se no filme
A trama acompanha Sonny Hayes (interpretado por Brad Pitt), um antigo piloto de Fórmula 1 dos anos 90, que foi forçado a abandonar a carreira após um grave acidente.
Anos mais tarde, regressa ao mundo da competição para orientar um jovem talento promissor, interpretado por Damson Idris — que, no início deste mês, deu nas vistas na MET Gala ao surgir vestido de piloto e ao volante do monolugar utilizado no filme.
O elenco conta ainda com as participações de Javier Bardem, Kerry Condon e Tobias Menzies.
Monolugar não é verdadeiro?
O monolugar da APXGP apresenta uma livery em tons de preto, com alguns detalhes em dourado. A nível de motorização, está equipado com um motor Mercedes-AMG — a mesma marca com que Lewis Hamilton competiu durante mais de 10 anos, antes de deixar a equipa no início deste ano para se juntar à Scuderia Ferrari.
O que muitos não sabem é que, na verdade, o modelo utilizado nas gravações do filme é um monolugar de Fórmula 2, adaptado para corresponder às características de um modelo de Fórmula 1.