Cultura

Faz bem à saúde e à criatividade: eis as 10 melhores canções para cantar no duche

Se cantar em público pode não ser para todos, cantar no duche já é para muitos e pode mesmo trazer benefícios. A pensar nisso, foi criado um top com os melhores temas para concertos no chuveiro.

Getty Images

SIC Notícias

Os especialistas apontam que cantar no chuveiro diminui os níveis de cortisol, conhecido como “a hormona do stress”, e liberta endorfinas e dopamina, potenciando a sensação de bem-estar. O hábito de dar concertos no duche, um ambiente seguro e de liberdade (muito pelo facto de não haver audiência), também potencia a criatividade.

Mas note-se que, para conseguir este alívio do stress, nem todas as músicas são ideais. Há que ter em conta, por exemplo, o ritmo, a intensidade ou a letra da canção.

A esse propósito, uma empresa britânica de chuveiros decidiu criar um top das melhores músicas para dar concertos no duche.

Para obtê-lo, recorreu a dados da plataforma de streaming de áudio Spotify e analisou a playlist das músicas mais populares para cantar no chuveiro. A partir daí, fez uma classificação - numa escala de 0 a 10 - dos melhores temas, com base em variáveis como o nível de BPM (batidas por minuto), o quão dançável é a canção, o volume, a acústica, a densidade do vocabulário da letra e a percentagem de repetição de palavras.

O resultado foi uma tabela dominada por êxitos pop ocidentais. Eis o top 10:

10 - “Follow Me”, Uncle Kracker

O single de estreia do norte-americano Uncle Kracker, lançado no ano 2000, alcançou 8.33 pontos.

9 - Wannabe”, Spice Girls

O grande hit do girlgroup britânico Spice Girls, lançado em 1996, conseguiu 8.35 pontos.

8 - I'm Gonna Be (500 Miles)”, The Proclaimers

Lançado em 1988, o tema do duo escocês – que ganhou ainda mais projeção com o filme Benny & Joon e com a série televisiva Foi Assim que Aconteceu – reuniu 8.37 pontos. Destaca-se no ranking por ser uma das músicas “mais dançáveis”.

7 - “Lil Boo Thang”, Paul Russell e “Man! I Feel Like A Woman!”, Shania Twain

Em sétimo lugar há um empate entre um êxito recente (lançado em 2024) do jovem rapper norte-americano Paul Russell - tido como outra das canções mais dançáveis da lista - e um êxito mais antigo (lançado em 1997) da icónica cantora canadiana Shania Twain – considerada a música com melhor acústica de toda a tabela. Ambos conseguiram 8.43 pontos.


6 - “Only Girl (In The World)”, Rihanna

A diva dos barbados consegue, com esta música dance-pop lançada em 2010, 8.46 pontos.

5 - “Murder On The Dancefloor”, Sophie Ellis - Bextor

Das rádios para o TikTok, este tema lançado em 2021 pela inglesa Sophie Ellis-Bextor, tem-se reinventado. E, nesta tabela, alcança 8.47 pontos.

4 - “This Is What You Came For”, Calvin Harris

O tema de 2016, do DJ escocês Calvin Harrisque conta com a preciosa ajuda de Rihanna na voz (e também de Taylor Swift na composição, veio depois saber-se) -, reuniu 8.59 pontos. É considerada a música com mais energia do top.

3 - “Dynamite”, Taio Cruz

O cantor britânico de R&B leva o bronze com esta canção de 2010, que conseguiu 8.69 pontos.

2 - “The Sweet Escape”, Gwen Stefani

Foi em 2006 que a norte-americana Gwen Stefani subiu aos tops com este tema, com a participação do americano-senegalês Akon. Leva a prata, com 8.8.

1 - Shivers”, Ed Sheeran

É a música com mais batidas por minuto – 141! - que leva o ouro. Lançada em 2021, pelo ícone do pop contemporâneo, o inglês Ed Sheeran, alcança 8.87 pontos - e é, por isso, a melhor canção para cantar no duche.

Últimas