Cultura

Caretos de Podence viajaram até ao Vaticano e ofereceram um fato ao Papa Francisco

Os Caretos de Podence foram recebidos, esta quarta-feira, pelo Papa numa audiência geral. E aproveitaram o encontro para lhe oferecer um traje típico dos mascarados.

João Faiões

João Tuna

Foi para assinalar os cinco anos de classificação de Património Imaterial e Cultural da Humanidade que os Caretos de Podence se deslocaram ao Vaticano para se encontrarem com o Papa.

O objetivo foi dar a conhecer a tradição através da oferta o traje que os mascarados usam no ritual do entrudo chocalheiro. Adornado com franjas coloridas, foi confecionado na própria aldeia de Podence.

“Fazia parte do acervo da Casa do Careto e acho que é um estímulo e uma honra estar com ele nestes momentos. Foram pouco, mas foram muito gratificantes. É um grande orgulho para os Caretos de Podence, para Trás-os-Montes e para Portugal”, diz António Carneiro da associação de Caretos de Podence.

Agora a intenção é incluir a imagem do Papa nesta espécie de galeria de arte ao ar livre que reúne já outras figuras conhecidas. E o chefe da Igreja Católica deverá já estar presente através dessa pintura em Podence no próximo carnaval.

Últimas