Cultura

Morreu o jornalista e radialista João Paulo Guerra

Tinha 82 anos. Começou a carreira no Serviço de Noticiários do antigo Rádio Clube Português e chegou a passar pela SIC, como guionista.

SIC Notícias

Morreu, aos 82 anos, o jornalista e radialista João Paulo Guerra. A notícia é avançada pela RTP.

João Paulo Guerra começou no Serviço de Noticiários do antigo Rádio Clube Português, passou pela Rádio Nacional de Angola e foi co-fundador da Telefonia de Lisboa. Foi ainda repórter e editor da TSF, editou a "Revista de Imprensa" na Antena 1 e foi Provedor do Ouvinte do Serviço Público de Rádio.

Colaborou em suplementos como “A Mosca” do Diário de Lisboa e no jornal “Memória do Elefante”. Foi jornalista do "O Diário", colaborador permanente do "Público" e de “O Jornal”. Foi também editor e redator principal do “Diário Económico” e guionista na SIC.

Marcelo recorda “jornalista experiente e imaginativo”

Numa nota publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa recorda o "jornalista experiente e imaginativo, na rádio, onde primou, na imprensa e na televisão".

"Foi sempre um militante contra a ditadura e depois do 25 de abril pelos ideais doutrinários e partidários que abraçava, exercendo ainda funções de provedoria dos ouvintes no serviço público de radiodifusão", diz ainda o Presidente.

Na nota, Marcelo Rebelo de Sousa recorda ainda que João Paulo Guerra escreveu várias obras sobre o Império e a Descolonização e que foi premiado inúmeras vezes.

No comunicado acrescenta-se que "granjeou uma camaradagem na Comunicação Social e um apreço público, que se somaram a tantas amizades e deixaram um traço de saudade que o Presidente da República, que com ele privou muitos anos, deixa expressa ao apresentar as suas condolências à família, e em especial a sua irmã, Maria do Céu Guerra".

Últimas