Os próximos dois fins de semana vão ser de festa no Parque Tejo, no Parque das Nações, em Lisboa. O recinto inaugurado na Jornada Mundial da Juventude vai agora receber o Rock in Rio Lisboa. Mas qual a melhor forma de ir para o recinto? O que posso levar? A que horas abrem as portas? Posso sair e voltar a entrar no recinto? Se tem dúvidas, espreite este guia.
O Rock in Rio Lisboa realiza-se pela primeira vez no Parque Tejo, à beira rio com a Ponte Vasco da Gama como pano de fundo.
A animação é garantida nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho. E este ano é especial: o Rock in Rio Lisboa faz 20 anos.
A que horas abrem (e fecham) as portas?
O recinto da "Cidade do Rock", no Passeio dos Heróis do Mar, abre às 13:00 e encerra à 01:00. O dia 22 de junho é a exceção: as "portas" fecham às 02:00.
A entrada é permitida apenas a partir dos três anos. As crianças com menos de 12 anos só podem entrar acompanhados pelos pais ou por um adulto "devidamente identificado e que por eles se responsabilize".
O que não posso levar?
A organização informa que "todo o qualquer tipo de alimentos e bebidas" estão proibido de entrar no recinto. Pode apenas levar água em garrafas até 330ml e sem tampa.
Animais (exceto cães de assistência) e objetos considerados perigosos também não podem entrar:
- Latas
- Capacetes
- Armas de fogo
- Armas brancas
- Objetos cortantes, pontiagudos e perfurantes
- Selfie stick
- Chapéu-de-chuva
- Fogo de artificio ou pirotécnico e explosivos
- Equipamento fotográfico, som e imagem de grandes dimensões e tripes
- Malas e mochilas (de grandes dimensões)
- Power banks (maiores que um telemóvel)
- Computadores e laptops
- Lasers e lanternas
- Cordas
- Cadeiras
- Substâncias tóxicas, drogas e medicamentos em grandes quantidades
- Comida e bebidas (grandes quantidades, frutas rijas)
- Embalagens de líquidos superiores a 100ml (exemplo protetor solar)
À entrada, os festivaleiros serão sujeitos a revistas corporais e remoção de objetos não autorizados.
"Não será aceite a entrada na Cidade do Rock de qualquer pessoa que demonstre um comportamento violento, agressivo, contrário à ordem pública ou que se recuse a desfazer-se de objetos não permitidos ou não autorizados", acrescenta a organização do Rock in Rio Lisboa.
Qual a melhor forma de ir para a o recinto?
Há várias formas de ir para a Cidade do Rock.
As autoridades desaconselham o uso de automóvel particular, uma vez que o trânsito vai estar condicionado, e recomendam os transpores públicos.
O Metropolitano de Lisboa prolongou o horário da linha vermelha até às 02:30.
Desta forma, pode ir de metro até à Gare do Oriente (ou como quiser) e, de lá, apanhar o shuttle da Carris, que leva até 150 pessoas de cada vez e vai estar a circular a partir do 12:00, até ao recinto. Para ter acesso à viagem, precisa de fazer uma reserva na App Rock In Rio Lisboa. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita no autocarro.
Ou, se preferir, pode ir de metro até à estação de metro Moscavide e andar 25 minutos a pé.
Pode também ir de comboio até à estação de comboios de Sacavém. Depois, serão cerca de 10 minutos a andar até à entrada da Cidade do Rock.
Depois do festival, pode regressar também de shuttle para a Gare do Oriente (na ida será dada uma pulseira), apanhar o comboio em Sacavém ouo metro em Moscavide.
Os shuttles da Carris vão funcionar de cinco em cinco minutos.
Onde comer?
Uma vez que não pode levar comida para dentro do recinto, são muitos os espaços onde a pode comprar.
Desde Burguer King, Doritos, Mr. Pig, Cachorro à Portuguesa, Hakuna Batata, a Telepizza, opções de escolha não vão faltar. Também há doces: On the Wayffle, Maria Croissant e Ai se cream.
Também haverá café, águas, pepsis, cervejas e outras bebidas alcoólicas para venda.
Quantos palcos há? E que artistas lá vão atuar?
Nos 20 anos do Rock in Rio Lisboa, a animação é garantida em quatro palcos: Mundo, Tejo, Galp e Super Bock Digital Stage.
O Palco Mundo recebe, já este sábado, no primeiro dia de festival, Xutos e Pontapés, Extreme, Evanescence e Scorpions. No mesmo dia, Pluto, Living Colour, Europe e Hybrid Theory sobem ao Palco Galp. O Tejo recebe Peste & Sida, Blind Zero, Rival Sons e The Legendary Tigerman. Já o Super Bock Digital Stage tem animação a partir das 14:00, com Maria Morango, seguida dos Meninos do Rio, Pedro Durão, Chelas é o Sítio, Dário Guerreiro, Pedro Gonçalves, Soraia Tavares e Cebola Mol.
O segundo dia do festival começa com Fernando Daniel no Palco Mundo. O brasileiro Jão entra "em cena" a seguir, seguido de Calum Scott. O esperado Ed Sheeran fecha a noite no principal palco. Jake Bugg, Carolina de Deus, Lukas Graham e Diego Miranda atuam no Palco Galp. O Tejo recebe Neyna, Iñigo Quintero, Lauren Spencer Smith e Capitão Fausto. Maria Morango abre, de novo, o Super Bock Digital Stage. Segue-se Diogo Barrigana, os artistas de Rebelde Way, Guilherme Duarte e Vasco Elvas, mas não só. Este palco terá artistas durante mais de 8 horas seguidas.
No dia 22 de junho, terceiro dia de Rock in Rio, Carolina Deslandes abre o Palco Mundo. Ivete Sangalo, como em todas as edições, também estará presente. Depois, é a vez de Macklemore e, por fim, Jonas Brothers. Ao Galp sobem Filipe Karlsson, Leigh - Anne Pinnock, James e o DJ Kura. Já Fonzie e Ornatos Violeta atuam no Palco Tejo, assim como o artista de pagode Dilsinho. Ao Super Bock Digital Stage sobem Conguito, Kenny Simões, Rafael Bailão, Ana Arrebentinha , Miguel Carmona, Mamonas Assassinas - o legado, entre outros.
Neste dia, será também transmitido o jogo de Portugal com a Turquia para o Euro 2024 nos palcos Mundo, Galp e Tejo.
Por último, para fechar a festa, é a vez de Aitana, Ne-Yo, Camila Cabello e Doja Cat subirem ao Palco Mundo. O Palco Galp recebe Soraia Ramos, Anselmo Ralph, Luísa Sonza e Pedro Sampaio. Já no Palco Tejo atuam Danni Gato, Veigh, MC Cabelinho e, a fechar, Profjam. Sam The Kid e Sir Scratch, Luana do Bem e April Ivy são alguns dos artistas no Super Bock Digital Stage.
O line-up completo pode ser consultado na página do festival.
Há espaço como mobilidade condicionada?
Sim. O Rock in Rio disponibiliza plataformas de mobilidade condicionada elevadas e com boa visibilidade para os três palcos (espalhadas pelo recinto), casas de banho acessíveis e até taças com água para cães guia.
Não precisa de fazer "reserva ou contacto prévio" para ter acesso a esta zona. Basta dirigir-se às plataformas com um documento comprovativo (como o atestado multiusos) e pedir para entrar.
As grávidas também podem usufruir destas plataformas, desde que atestem gravidez de risco ou em fim de termo (a partir dos seis meses).
Para ter acesso a este tipo de espaço, compra o bilhete normal, uma vez que existe apenas um tipo de ingresso para o festival.
Se tiver mobilidade condicionada igual ou superior a 60%, tem direito a um "bilhete gratuito para o assistente pessoal". Neste caso, deve dirigir-se à bilheteira, mostrar o bilhete comprado e o respetivo atestado multiusos.
O acompanhante também tem direito a estar na plataforma, desde que a lotação o permita. Se estiver lotada, a prioridade será dada às pessoas com mobilidade condicionada.
Posso fumar? E posso levar máquinas fotográficas ou câmaras?
É permitido fumar em todos os espaços abertos.
Não é permitido levar máquinas fotográficas profissionais, nem câmaras de vídeo ou tripés. Estão "totalmente proibidas" gravações e transmissões áudio e vídeo por qualquer meio, diz a organização do evento.
Posso sair e voltar a entrar no recinto?
Não é permitido sair e voltar a entrar no recinto. Se sair da Cidade do Rock, precisará de um novo bilhete para voltar a entrar.
Quais as experiências?
São muitas as experiências que vai poder viver na Cidade do Rock.
O All Experience conta "atrações dinâmicas", como espaços "instagramáveis", distribuição de pulseiras e uma experiência imersiva.
O Pepsi Rock the DJ vai criar um momento especial de música e luz, emitido da torre de slide depois do último concerto no Palco Mundo.
O School of Rock CineStage recebe 32 bandas de diferentes lugares do mundo. Vão ser também exibidos vídeos com a história dos 40 anos do Rock in Rio e a presença de 20 anos em Portugal.
O Somersby Cupido House vai permitir a todos os casais que "queiram dar o nó de uma forma mais simbólica e inesquecível".
A Rota 85 é uma nova área do festival, com elementos cenográficos vintage e simbólicos, inspirada na Route 66, a famosa estrada norte-americana que liga a Costa Leste e a Costa Oeste dos EUA.
A Cidade do Rock terá também a Rock Street, uma fonte luminosa e o chefs garden Continente.
Haverá ainda um espetáculo imersivo, "Show 20 anos", com vídeo mapping, música e fogo de artifício, a habitual roda gigante e o "voo mais incrível", no slide.
Na aplicação do festival, poderá ver o line-up completo e os concertos que decorrem antes, em simultâneo e depois. Basta apenas selecionar o dia do festival.
O primeiro dia de Rock in Rio Lisboa 2024, dedicado sobretudo do rock, já esgotou. São esperadas 80 mil pessoas já este sábado.
Para os restantes, ainda há bilhetes disponíveis.