Maria Santos tem 28 anos e é farmacêutica. Há muito que é fã de Taylor Swift.
"Lembro-me de ser fã desde sempre. E a primeira música que me lembro que amei era a "Love Story", portanto, tinha 12 anos", conta à equipa de reportagem da SIC.
Foi em casa que mostrou como se está a preparar para o concerto tão aguardado. Com a ajuda de uma amiga, em três noites, recriou uma das roupas que a artista norte-americana usa em palco.
"Eu queria mesmo usar um dos fatos dela. Estava indecisa entre fazer o do (disco) "Lover" ou o do "Midnights", mas depois optei pelo "Midnights", porque é o meu álbum favorito."
É a primeira vez que vai ver, ao vivo, a artista que mais admira. Para garantir um bom lugar, gastou 180 euros.
Nas imediações do local do concerto, Cláudia Santos prepara as "famosas" pulseiras da amizade.
"Em teoria indica-se que as pulseiras começaram agora, porque ela tem uma música que é "You're On Your Own Kid" onde ela diz 'Make the friendship bracelets, Take the moment and taste it'. Na verdade já se faziam pulseiras antes, só que não era tão comum", explica.
As pulseiras são feitas pelos fãs e têm palavras relacionadas com Swift. Como, por exemplo, títulos de canções ou o nome da digressão. A experiência de trocá-las com outros fãs faz parte dos espetáculos.
Aos 24 anos, também vai ser a primeira vez da trabalhadora estudante num concerto da artista. Para garantir o melhor lugar, adquiriu um bilhete V.I.P., por 500 euros, que veio acompanhado por uma caixa com merchandising.
"Eu não comprei o bilhete a pensar na caixa. A caixa vale zero o dinheiro e toda a gente concorda com isto. É uma opinião geral. Eu queria um lugar específico. Ia a Viena vê-la... entre poupar uma viagem... Preferi comprar o pack V.I.P."
Quem já assistiu ao espetáculo foi Tiago David. O criador de conteúdos assistiu ao arranque da parte europeia da "The Eras Tour", em Paris, e partilhou o momento nas redes sociais.
"Para mim, o momento grande do concerto é "All To Well". Tem 10 minutos e toda a gente canta verso a verso. Depois, o momento dedicado ao novo álbum...a Taylor andou a preparar este momento durante oito, nove meses, ela contou no concerto. E tem uma cama gigante em palco", descreve. Há cerca de dois anos que segue atentamente a carreira da artista e analisa os resultados.
"Comparando... em Portugal houve o fenómeno Coldplay no ano passado. Os conteúdos sobre os concertos também despertaram muito interesse. Mas os da Taylor superam... seja a Comissão Europeia que fala sobre ela para apelar ao voto... E os conteúdos que fiz do concerto em Paris...tenho vídeos a bater quase no milhão."
A "The Eras Tour" está a chegar a Portugal. A estreia de Taylor Swift está marcada para o Estádio da luz, em Lisboa. Os concertos estão esgotados. Realizam-se na próxima sexta-feira e no sábado.