Cultura

Concerto Live Aid inspira musical em Londres

A história do Live Aid será levada ao palco do Old Vic pelo autor de bestsellers John O'Farrell e por Luke Sheppard, que fará parte da direção. A estreia do musical está agendada para o próximo ano.

Georges De Keerle

SIC Notícias

O Live Aid está prestes a regressar, mas desta vez em versão musical. O concerto solidário, considerado dos mais famosos de todos os tempos, será adaptado e transformado em musical em Londres, no próximo ano.

O Old Vic Theatre de Londres anunciou a estreia mundial de “Just For One Day”, um novo musical que contará a história do concerto que arrecadou avultados fundos solidários em 1985.

Segundo a BBC, a produção está programada para ser exibida durante um período limitado, de 26 de janeiro a 30 de março de 2024.

O novo musical irá apresentar músicas de Bob Dylan, David Bowie, The Who, U2, Queen, The Police, Elton John, Paul McCartney, The Pretenders, The Cars, Status Quo, Paul Weller, Sade, The Boomtown Rats, Bryan Adams, Diana Ross, Ultravox e muito mais.

A história do Live Aid será levada ao palco do Old Vic pelo autor de bestsellers John O'Farrell e por Luke Sheppard, que fará parte da direção.

O nome do musical, "Just for One Day", é inspirado num dos versos da letra da música “Heroes” de David Bowie, interpretada no evento original.

O primeiro Live Aid

O primeiro concerto Live Aid aconteceu a 13 de julho de 1985, no Estádio de Wembley, e foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure.

Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos e estima-se que foi visto por cerca de dois mil milhões de espetadores em todo o mundo.

Queen, Rolling Stones, David Bowie, Tina Turner, Madonna, U2, Elton John, Phil Collins, Led Zeppelin, Bob Dylan, Eric Clapton, The Cars ou Duran Duran foram algumas das grandes estrelas da música convidadas para este enorme evento.

Na altura, o gigantesco Live Aid serviu para angariar dinheiro para combater a fome na Etiópia, país fragilizado pelo regime do ditador Mengistu Haile Mariam. Foram angariados cerca de 83 milhões de euros.

“A história é baseada em testemunhos reais daquele dia”, disse Bob Geldof, em comunicado, sobre o novo musical. “São pessoas reais a contar as suas histórias. Portanto, é um teatro complexo”, acrescentou.

"Se este musical encorajar apenas uma pessoa a ter um impacto positivo para melhor, então já será um trabalho bem sucedido", afirmou.

Últimas