José Sócrates apresentou no Brasil o seu mais recente livro "Os anos Bolsonaro: crónicas de tempos sombrios", na terça-feira, dia 8 de agosto, em São Paulo. Esta obra é uma compilação de textos por si publicados na revista Carta Capital durante os quatro anos em que Jair Bolsonaro esteve no poder.
A apresentação do livro aconteceu na passada terça-feira na Casa de Portugal, no centro de São Paulo, perante uma audiência composta, maioritariamente, por advogados, académicos e alguns meios de comunicação social.
De acordo com o Diário de Notícias (DN), o antigo primeiro-ministro português fez rir a plateia com uma história sobre Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, e o juiz do processo Lava Jato, Sergio Moro, que passou a ministro da Justiça do Governo de Bolsonaro.
Livro analisa “o turbulento período” de 2018 a 2022
"Os anos Bolsonaro: crónicas de tempos sombrios" é um livro editado pela Contracorrente que analisa "o turbulento período compreendido entre a ascensão de Bolsonaro à Presidência, em 2018, e a vitória de Lula em 2022", pode ler-se no site da editora.
Segundo o DN, que cita José Sócrates, esta obra "é uma seleção de 20 crónicas escritas ao longo de quatro anos na Carta Capital, a primeira logo após as eleições de 2018 e a última, depois das de 2022". "E, no fundo, é um capricho porque é uma reflexão sobre um período histórico que queria partilhar com os meus amigos brasileiros".
O antigo primeiro-ministro português partilhou a mesa, durante a apresentação da obra, com Rafael Valim, representante da Contracorrente, e o anfitrião do evento Renato Afonso Gonçalves, presidente da Casa de Portugal.