Cultura

Episódio dos Simpsons removido em Hong Kong

Esta não é a primeira vez que a Disney retira um episódio dos Simpsons. Em 2021, removeu um que fazia referência ao Massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989.

SIC Notícias

A Disney, que completa este ano o seu centenário, removeu, do serviço de streaming em Hong Kong, um episódio da série “Os Simpsons”, onde eram retratados os campos de trabalho escravo.

No episódio em questão, a personagem Marge Simpson está a participar numa aula de fitness quando o instrutor mostra imagens da Grande Muralha da China.

“Eis as maravilhas da China: minas de Bitcoin e campos de trabalho escravo onde as crianças fazem telemóveis”, diz o instrutor.

Na última semana, vários meios de comunicação deram conta de que o episódio “Lisa zangada” já não estava disponível. A BBC tentou obter uma explicação para o sucedido. No entanto, a Disney recusou-se a responder às questões.

A série norte-americana é exibida ininterruptamente na China desde o ano 2000. No país, foram aprovadas leis que têm gerado indignação por parte da população, devido à censura.

Esta não é a primeira vez que a Disney retira um episódio dos Simpsons. Em 2021, removeu um referente ao Massacre da Praça da Paz Celestial, também conhecido como Massacre de Tiananmen, em 1989.

Em 2021, foi aprovada uma lei de censura cinematográfica destinada a conteúdo que tinha como intenção "apoiar, glorificar, encorajar e incitar atividades que possam colocar em risco a segurança nacional".

Últimas