Os resultados do estudo foram obtidos após a análise dos vídeos dos 64 jogos da competição sendo as emoções em estudo a alegria, a tristeza, o medo, a cólera, o desprezo, surpresa e a aversão.
A manifestação da expressão de emoção cólera surgiu muito frequente e intensamente durante o jogo (7/10), seguida da tristeza e da alegria.
O objetivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, foi, segundo o seu coordenador, Freitas Magalhães, "verificar a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição".
O diretor do laboratório, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, confirma que "num quadro de competição, a exibição emocional é também uma demonstração de conduta humana, elevada, por vezes ao extremo da agressividade, pretendendo-se, em primeiro lugar, que os adversários vislumbrem quem tem o poder".
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, o único do género em Portugal, já tinha analisado as expressões faciais no Mundial 2010, tendo obtido resultados semelhantes.
O Mundial2014, que juntou 32 seleções, entre as quais Portugal, começou a 12 de junho e terminou com a vitória da Alemanha.