Mandela

José Eduardo dos Santos "profundamente consternado" com morte de Mandela

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos,  manifestou hoje em Luanda a sua "profunda consternação" pela morte de Nelson  Mandela, o qual, considera, deixa um "legado de tolerância, justiça e sentido  histórico" para as gerações vindouras. 

Em nota de imprensa da Casa Civil da presidência angolana, citada pela  agência Angop, José Eduardo dos Santos referiu que Nelson Mandela inaugurou  "uma era de liberdade, igualdade e convivência democrática na República  da África do Sul". 

José Eduardo dos Santos realçou igualmente a figura "incansável e abnegado  lutador contra o regime do apartheid, cujo legado de tolerância, justiça  e sentido histórico, constituem um exemplo e uma referência incontornável  para as gerações vindouras". 

O chefe de Estado angolano enviou uma mensagem de condolências "em seu  nome pessoal, do povo e do Governo" angolano ao seu homólogo da África do  Sul, Jacob Zuma. 

A morte de Nelson Mandela, na quinta-feira, aos 95 anos, foi anunciada  por Jacob Zuma numa comunicação televisiva. 

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro Presidente  negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. 

 

Lusa

     

Últimas