Mandela

Presidente do Irão elogia longa caminhada de Mandela "rumo à liberdade gloriosa"

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, enviou hoje condolências à família de Nelson Mandela, considerando que "deu sentido  e espírito à longa caminhada rumo à liberdade gloriosa".

"Fui informado do partido do antigo presidente do país amigo, África  do Sul, sua eminência Nelson Mandela, para grande pena e profundo pesar",  lê-se na missiva divulgada pela agência IRNA. 

"Nelson Mandela sem dúvida que acreditava na liberdade e na igualdade  entre os seres humanos, não só no seu país, mas em todo o globo e nunca  hesitou nesta firme crença", acrescentou o líder iraniano. 

"Estamos a testemunhar não só os resultados das suas sábias políticas  de harmonia entre as raças e a sua unidade nos esforços de construção da  África do Sul, mas também os preciosos resultados da sua vida completamente  esperançosa que são sentidos ao longo do continente africano em termos de  atingir a liberdade e a igualdade, e eliminar os maliciosos traços que ficaram  das eras colonialistas e hegemónicas, soprando sabedoria nas vidas dos povos".

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente  da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro presidente  negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. 

 

      Lusa

Últimas