Final da Champions

Polícia detém três adeptos espanhóis em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou  hoje a detenção de três adeptos espanhóis em Lisboa, um por posse de engenhos  pirotécnicos e dois por agressões a agentes policiais, antes da final da  Liga dos Campeões de futebol. 

A informação foi confirmada pelo porta-voz do Comando Metropolitano  de Lisboa (Cometlis) após a conferência de imprensa de balanço das primeiras  horas da operação policial planeada para a final da Liga dos Campeões, que  se realiza a partir das 19:45 no Estádio da Luz, entre o Real Madrid e o  Atlético de Madrid. 

Um adepto do Atlético de Madrid, com cerca de 50 anos, foi detido perto  do meio-dia quando pretendia aceder ao espaço Champions Festival, instalado  na Praça do Comércio, na posse de petardos e outros artefactos pirotécnicos.  Os outros dois cidadãos espanhóis foram detidos durante a madrugada, na  Avenida 24 de julho e na Rua Guerra Junqueiro, por agressões a agentes policiais.

O Comissário Rui Costa esclareceu que o adepto que tinha engenhos pirotécnicos  vai ficar detido e deverá ser presente a um juiz na segunda-feira. Os outros  dois, que terão agredido os polícias, foram identificados e postos em liberdade.

Durante a conferência de imprensa, o porta-voz do Cometlis referiu que,  até ao momento, "não há registo de incidentes" entre adeptos, acrescentando  que o dispositivo policial composto por "milhares de efetivos está preparado"  para os vários cenários equacionados. 

Durante a conferência de imprensa ainda não era conhecida a decisão  favorável à transmissão do jogo em ecrãs gigantes instalados nas "fan zones"  do Real Madrid (Rossio e Praça da Figueira) e do Atlético de Madrid (Parque  Eduardo VII). "A polícia está preparada para adaptar o seu efetivo e o policiamento  em função da avaliação que for sendo feita ao longo do dia. Caso haja ou  não transmissão do jogo em ecrãs gigantes, a polícia está preparada para  as duas situações", salientou o Comissário Rui Costa. 

Entretanto, o presidente da Câmara de Lisboa anunciou que as "fan zones"  do Real Madrid e do Atlético de Madrid vão ter transmissão televisiva da  final da Liga dos Campeões de futebol, em ecrãs gigantes. 

As autoridades portugueses estimam que se tenham deslocado a Lisboa  cerca de 120.000 adeptos, mais de metade dos quais sem ingressos para o  jogo no estádio da Luz, cuja lotação na final foi limitada a 61.000 lugares.

O espaço Champions Festival, instalado na Praça do Comércio, a umas  centenas de metros do Rossio, vai encerrar às 19:00 por razões de segurança  e não terá transmissão do jogo, disse à Lusa fonte da UEFA. 

Os adeptos de Real Madrid e Atlético de Madrid serão convidados a abandonar  o local e encaminhados para as respetivas "fan zones". A partida entre Real Madrid e Atlético Madrid, no Estádio da Luz, em  Lisboa, está agendada para as 19:45 de hoje e vai ser arbitrada pelo holandês  Bjorn Kuipers. 

 

     

 

 

Lusa

Últimas