Eleições EUA 2016

Governo e Banco Central do Japão convocam reunião urgente

O Governo e o Banco Central do Japão vão reunir de emergência hoje por causa da convulsão no mercado gerada pela possibilidade de o republicano Donald Trump ganhar as eleições presidenciais norte-americanas de terça-feira.

© Issei Kato / Reuters

As bolsas e o preço do petróleo estão em queda nos mercados asiáticos perante a incerteza dos resultados das eleições presidenciais norte-americanas e a possibilidade de vitória de Trump.

"A reunião sobre a troca de informação sobre o mercado financeiro" entre o Banco Central do Japão (BOJ), o Ministério das Finanças e Agência dos Serviços Financeiros "vai ser realizada às 15:00 (06:00 em Lisboa) no Ministério das Finanças", disse um porta-voz do BOJ à AFP.

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, contabilizava às 05:30 (hora de Lisboa) 244 grandes eleitores dos 270 necessários para ganhar a Presidência dos Estados Unidos, contra os 215 da rival democrata Hillary Clinton.

Os resultados eleitorais ainda não estão fechados nos estados do Michigan, Wisconsin, Arizona, Alasca, Minnesota, Pennsilvânia, New Hampshire e Maine.

Nas eleições presidenciais, o voto dos norte-americanos vai para um Colégio Eleitoral, solução plasmada na Constituição dos Estados Unidos e na 12.ª Emenda (adotada em 1804) que é constituída por 538 "grandes eleitores" representativos dos 50 estados norte-americanos (e da capital federal Washington que conta com três "grandes eleitores").

O vencedor das presidenciais norte-americanas tem de conseguir, no mínimo, 270 dos 538 "grandes eleitores" (uma maioria simples).

Lusa

Últimas