Ébola

Obama otimista sobre evolução da situação do Ébola nos EUA

O Presidente dos EUA, Barack Obama, exprimiu hoje o seu otimismo face à evolução da situação relacionada com o vírus Ébola no seu país e ainda pelos progressos na mobilização internacional para organizar a resposta na África ocidental. 

© Kevin Lamarque / Reuters
"Um certo número de coisas tornam-nos prudentemente otimistas", declarou Obama após uma reunião no gabinete oval da Casa Branca, onde também participaram Sylvia Burwell, ministra da Saúde, e Ron Klain, recém-designado para coordenar a resposta face ao vírus. 

"Dezenas de pessoas que estiveram em contacto com Duncan [o doente liberiano que morreu no Texas], incluindo a sua família e amigos, estão agora fora de perigo", sublinhou, acrescentando que "é mais um elemento que demonstra às pessoas até que ponto é difícil o tratamento desta doença". 

O Presidente norte-americano também elogiou a mobilização internacional para erradicar a epidemia na Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri, os três países da África ocidental mais afetados. 

"Começamos a assistir a alguns sinais muito modestos de progresso na Libéria", sustentou, antes de recordar que 500 militares norte-americanos se encontram atualmente na África ocidental para instalar as estruturas logísticas necessárias para enfrentar esta epidemia, que já provocou 4.800 mortos em cerca de 10.000 casos. 


Lusa
Últimas