Cuba de Fidel

Libertado mais um preso político em Cuba

A igreja católica de Cuba anunciou no sábado a libertação pelas autoridades de um preso político do grupo de sete dissidentes que recusaram o exílio em Espanha a troco da liberdade, noticiou a AFP.

Ivan Hernandez Carrillo, um jornalista de 39 anos, foi libertado no âmbito do acordo estabelecido entre a igreja e as autoridades cubanas, disse em comunicado o porta-voz do arcebispo de Havana.



O acordo, negociado na passada primavera entre as duas partes, abrange dezenas de dissidentes condenados a pesadas penas de prisão em 2003. Dos 75 detidos, todos considerados presos políticos pela Amnistia Internacional, 23 tinham já sido libertados entre 2004 e 2009 por questões de saúde.



A libertação negociada de 52 outros opositores começou ano passado e tem decorrido quase a conta-gotas. A maioria destes partiu para o exílio em Espanha, outros escolheram os Estados Unidos, enquanto 12 recusaram exilar-se.



Cinco deste último grupo foram libertados nas últimas semanas e ficaram em Cuba. Depois da libertação de Ivan Hernandez Carrillo, condenado a 25 anos de prisão em 2003, ficaram ainda na prisão seis presos políticos que recusam partir para o exílio.





Lusa
Últimas