Brexit

Ministro britânico diz que é necessário não confundir saída com isolamento

​O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, prometeu hoje na ONU que o Reino Unido irá ser ainda mais ativo no mundo, afirmando que Brexit não significa isolamento.

Falando aos jornalistas durante uma visita à Organização das Nações Unidas (ONU), o governante rejeitou qualquer comparação com o candidato republicano à presidência norte-americana Donald Trump e a sua prioridade à América.

"Há uma grande diferença entre o Brexit e uma qualquer forma de isolamento", afirmou o ministro.

Sair da União Europeia (UE) "significa que vamos voltar-nos mais para o exterior, mais comprometidos e entusiastas que sempre na cena internacional", acrescentou.

Boris Johnson encontrou-se com embaixadores do Conselho de Segurança da ONU, como aqueles dos EUA e da França, e esteve com o secretário geral Ban Ki-moon, analisando a situação na Síria, Líbia, Sudão do Sul e Somália.

Em todos os dossiers, o Reino Unido "tem um papel dirigente na procura de soluções", realçou, acrescentando que Ban Ki-moon incentivou Londres a "ter um papel ainda maior no quadro da ONU".

O ministro do Reino Unido votou em nome do seu país na adoção unânime pelo Conselho de Segurança de uma resolução de inspiração britânica sobre as armas químicas na Líbia.

Lusa

Últimas