Em declarações à agência Lusa, o deputado socialista João Galamba considerou ser "do interesse" de Carlos Costa esclarecer as notícias de que omitiu do governo uma sugestão que fez ao Banco Central Europeu para limitar a liquidez concedida pelo Eurosistema ao Banif.
"É do interesse do Banco de Portugal esclarecer toda esta situação. Vamos aguardar pelo envio da ata completa e só depois, se entendermos que se justificam explicações adicionais do governador, iremos chamá-lo" ao Parlamento, disse à agência Lusa o vice-presidente da bancada parlamentar socialista.
João Galamba defendeu que o governador do Banco de Portugal deve esclarecer a situação e "demonstrar de forma definitiva que não houve nenhuma tentativa de ocultar informação".
"Ontem [quinta-feira], o Sr governador tentou, através de comunicado, dizer que estávamos perante uma ata truncada e que a divulgação da ata completa esclareceria melhor o papel do banco. O problema aqui é que o Banco [de Portugal], na comissão de inquérito, sugeriu sempre que não tinha sido por sua iniciativa, que tinha sido algo imposto de fora para dentro, que lhe tinha sido imposta e que o Banco nem tinha concordado", recordou.
O Governo acusou o Banco de Portugal de ter cometido uma "falha de informação grave", por ter omitido que pediu ao BCE para limitar o financiamento do Eurosistema ao Banif.
Lusa