Vídeo

"Jogadores do FC Porto estão com o foco errado" e "demasiado nervosos"

Pedro Fatela faz a análise dos principais jogos da I Liga, com destaque para o resultado do FC Porto frente ao Vitória de Guimarães.

Pedro Fatela

SIC Notícias

O FC Porto perdeu em casa com o Vitória de Guimarães. Os "dragões" falharam a possibilidade de se aproximarem da Liga dos Campeões. O Vitória ganhou por 2-1 e está apenas a dois pontos do FC Porto, no terceiro lugar da I Liga. Esta foi a segunda derrota consecutiva da equipa de Sérgio Conceição, que assim não aproveitou o desaire do Benfica em Alvalade (2-1) para se aproximar do segundo posto, que dá acesso às eliminatórias da Champions. Pedro Fatela faz a análise dos principais jogos da I Liga, com destaque para o resultado do FC Porto.

Para o comentador da SIC, "está a faltar muita coisa" à equipa de Sérgio Conceição. No jogo deste domingo frente ao Vitória de Guimarães, o FC Porto entrou "a tentar ter a mesma estratégia de controlo da posse de bola, de controlo do ritmo de jogo e muito preocupado com o contra-ataque da equipa do Vitória. Um FC Porto com algumas alterações, mas que não conseguiu implementar essa estratégia".

Na opinião de Pedro Fatela, há duas razões para essa estratégia não ter funcionado.

"Em primeiro lugar porque na primeira vez que o Vitória subiu no campo foi à área do FC Porto, consegue fazer o 1-0. Isso deu muita confiança à equipa de Álvaro Pacheco, enervou muito o FC Porto.

Por outro lado, a segunda razão, talvez a principal, é porque neste momento os jogadores de FC Porto quando entram em campo estão muito mais focados na arbitragem, no facto de considerarem que estão a ser prejudicados do que propriamente naquilo que têm que fazer em termos estratégicos, naquilo que são as dificuldades que os seus adversários apresentam. Isso leva a que o FC Porto cometa inúmeros erros, cometa inúmeros erros de decisão na questão técnica, por vezes é uma equipa completamente perdida, o que não se justifica tendo em conta a qualidade dos jogadores, do treinador e da equipa".

Relativamente à instabilidade que se vive no clube, o FC Porto vai a eleições daqui a 19 dias, no dia 27 de abril, Pedro Fatela avalia um eventual impacto dessa votação no desempenho da equipa.

"Penso claramente que os jogadores do FC Porto estão com o foco errado", o comentador da SIC volta a referir a questão da arbitragem e não descarta que as eleições possam estar também a afetar o desempenho.

"O que é certo é que vemos os jogadores do FC Porto demasiado nervosos, demasiado ansiosos. Logo desde o início do jogo, muito preocupados com qualquer lançamento de linha lateral, qualquer falta a meio campo leva os jogadores a perderem completamente o controlo e isto significa que não estão focados naquilo que têm que fazer.

Não estão focados naquilo que é a estratégia que Sérgio Conceição implementa e atenção que aqui Sérgio Conceição também tem responsabilidade. As próprias declarações antes e depois dos jogos normalmente têm um foco que não propriamente no jogo, apesar de no passado não ser assim. E isso leva a que o FC Porto esteja a demonstrar uma capacidade muito inferior àquilo que poderia ser, particularmente porque tem jogadores com talento, com qualidade e que já demonstraram no passado conseguem fazer grandes jogos", sublinha Pedro Fatela.

Últimas