Vídeo

Passageiros de cruzeiros que desembarquem em Lisboa passam a pagar taxa turística

Medida entrou em vigor no início do ano mas só foi efetivada esta segunda-feira. Passageiros de cruzeiros que desembarquem em Lisboa passam a pagar dois euros.

SIC Notícias

A partir desta segunda-feira, todos os passageiros de cruzeiros que desembarquem em Lisboa vão ter de pagar uma taxa turística.

Todos os operadores passam a cobrar uma taxa única de dois euros na chegada à capital, mesmo que os passageiros fiquem a dormir mais do que uma noite nos navios atracados no Porto de Lisboa.

Até agora só quem dormia nos hotéis da cidade é que estava obrigado a pagar uma taxa turística, ficando isentos os milhares de turistas que todos os anos chegam através do mar.

A medida entrou em vigor no início do ano, mas muitos operadores turísticos ainda não estavam a cobrá-la aos passageiros, situação que mereceu críticas por parte do presidente da Câmara de Lisboa.

Em declarações ao Jornal de Negócios em dezembro do ano passado, Carlos Moedas disse que a postura dos operadores era “vergonhosa” e ameaçou “dificultar” a operação das empresas do setor, admitindo limitar a circulação dos autocarros que transportam os passageiros de cruzeiros para o centro da cidade se a situação não fosse regularizada.

De acordo com os dados do Porto de Lisboa, o ano passado bateu todos os recordes: desembarcaram mais de 700 mil passageiros na capital, mais 52% do que no ano anterior.

A câmara de Lisboa prevê arrecadar mais de um milhão de euros com a medida.

Últimas