Vídeo

França está no nível máximo de alerta terrorista, o que muda?

Depois do ataque em Moscovo, França está no nível máximo de alerta terrorista. O correspondente da SIC em Paris, Guilherme Monteiro, explicou o que muda em concreto no dia-a-dia francês.

Guilherme Monteiro

Em França, o Governo decidiu reforçar significativamente as ruas com dispositivo policial e militar para controlar as fronteiras. Para além disso, pretende também ter maior controlo de locais altamente turísticos, como a Torre Eiffel e de maiores ajuntamentos, como é o caso de estações de transportes públicos, explicou o correspondente da SIC.

O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou este domingo o reforço do plano de segurança do país para o nível mais elevado na sequência do ataque em Moscovo reivindicado pelo Daesh.

O Governo francês disse, ainda, que nas últimas horas projetou vários ataques, tanto no país, como na Alemanha, mas que as autoridades conseguiram travar.

Recorde-se que o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou, nesta segunda-feira, o reforço do plano de segurança do país para o nível mais elevado na sequência do ataque em Moscovo reivindicado pelo Daesh.

"Atendendo à reivindicação do atentado pelo Estado Islâmico e às ameaças sobre o nosso país, decidimos reforçar a postura Vigipirate ao nível mais elevado: urgência de atentado", indicou Grabiel Attal na rede social X após uma reunião do Conselho de defesa no Eliseu presidida pelo Presidente, Emmanuel Macron.

Últimas