Cerca de 60 produtores de vinho mostraram o que de melhor sai das suas terras em Londres. A Grande Prova Vinhos de Portugal decorreu esta quinta-feira com provas e vendas, mas também formação acerca das castas raras portuguesas que diferenciam o vinho nacional dos concorrentes.
“Não temos vinhos melhores ou piores que os outros, mas enquanto os outros promovem Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon blanc, nós promovemos a nossa diversidade e as nossas castas. Esta diferenciação dos vinhos portugueses atrai os sommeliers, os restaurantes, as lojas especializadas em vinho que têm uma grande vontade de conhecer e ter vinhos diferentes”, aponta Frederico Falcão, presidente da a Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola ViniPortugal.
O Reino Unido é o terceiro maior mercado de vinhos portugueses e continua a crescer, com as importações para o país a aumentarem cerca de 8% ao ano nos últimos cinco anos.
“Temos feito um caminho de promoção da marca Portugal através de eventos como este para tentar puxar para cima o nome Portugal”, destaca Frederico Falcão, lembrando que há alguns anos apenas o vinho do Porto era conhecido no Reino Unido.