Cancro: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) explica a relevância da implementação de estilos de vida saudáveis para diminuir a chance de aparecimento de uma doença oncológica. Em Portugal registam-se, por ano, entre 50 a 60 mil novos casos.
É doente oncológico? Saiba como pode obter um atestado médico de incapacidade multiuso
Carla Barbosa, advogada na Liga Portuguesa Contra o Cancro, esclarece sobre o que é o atestado multiuso e quais os benefícios - previstos na lei - que este documento assegura aos doentes com cancro.
É possível ter filhos depois de um cancro?
Teresa Almeida Santos, diretora do departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatalogia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, explica por que razão os tratamentos contra o cancro afetam os orgãos reprodutivos e como é que o risco de infertilidade se pode prevenir.
Como pode o cancro interferir na sexualidade?
Ricardo Godinho, urologista do IPO de Coimbra e coordenador do grupo multidisciplinar de OncoSexologia, Sofia Raposo, ginecologista do IPO de Coimbra e Piedade Leão - psicóloga na mesma instituição - explicam de que forma o cancro pode impactar a sexualidade do homem, da mulher e a saúde mental de ambos.
Cancro da mama: saiba tudo sobre os fatores de risco e os efeitos secundários provocados pelos tratamentos
Catarina Rodrigues dos Santos, cirurgiã e coordenadora da Clínica da Mama do IPO de Lisboa, explica quais são os fatores de risco associados ao cancro da mama, os sintomas, os tratamentos e os efeitos dos mesmos. Em Portugal registam-se, por ano, cerca de 7 mil novos casos.