Notícias

IPO do Porto faz rastreios gratuitos para o cancro da pele no Dia do Euromelanoma

Inscrições estão abertas a partir de hoje, sendo que as consultas estão limitadas às primeiras 100 chamadas.

A incidência do melanoma, o tipo de cancro de pele mais perigoso, tem aumentado de forma significativa nas últimas quatro décadas

Sara Fevereiro

O IPO-Porto abriu hoje as inscrições para um rastreio de pele gratuito no Dia do Euromelanoma, que se assinala no dia 8 de maio, na Clínica de Pele, Tecidos Moles e Osso.

Para agendar o seu rastreio deverá ligar para a linha gratuita – 808 202 517. As consultas estão limitadas às primeiras 100 chamadas, sendo a linha encerrada quando o número total for atingido.

“Ao aderir ao Dia do Euromelanoma, o IPO Porto pretende alertar para os principais sinais do cancro da pele e sensibilizar para a necessidade de adoção de medidas de prevenção”, escreveu a instituição da rede social Facebook.

Números

O cancro de pele continua a aumentar em Portugal, apesar das campanhas de prevenção e do maior esclarecimento da população sobre os riscos a evitar. Dados recentes indicam que dois dos cancros mais frequentes, o basiloma (ou carcinoma basocelular) e o carcinoma espinocelular estão a aumentar 5 a 6% anualmente. Também a incidência do melanoma (cerca de 7% ao ano), o tipo de cancro de pele mais perigoso, tem aumentado de forma significativa nas últimas quatro décadas.

O melanoma é o cancro de pele menos frequente, mas é o que pode causar maior taxa de mortalidade (75% das mortes de cancro de pele). Todos os anos são diagnosticados 1.500 novos casos de melanoma, em Portugal.

A população deve ter em atenção sinais que vão mudando de aspeto, de cor ou de tamanho, que alteram o contorno ou que passam a dar desconforto ou comichão.

Segundo explica a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o sol é fonte de vida e de energia e tem efeitos benéficos sobre a saúde. Mas, se pequenas quantidades de radiação ultravioleta são benéficas e essenciais na produção da vitamina D3, a exposição excessiva à radiação solar poderá ter efeitos graves sobre a saúde. Os danos cumulativos causados pela radiação UV podem levar ao envelhecimento precoce da pele, bem como ao cancro de pele.

O risco de melanoma aumenta se:

  • Houver antecedentes de melanoma pessoal ou familiar;
  • Houver antecedentes de queimaduras solares graves na infância;
  • Possui fototipo claro (pele que queima facilmente ao sol, olhos e cabelos claros);
  • Tem vários sinais (mais de 100) de forma, tamanho e cor muito variados;
  • Realiza exposições intensas e de curta duração aos raios UVA.

Assista ao seguinte vídeo e perceba o que é o cancro de pele e quais as recomendações do dermatologista e presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo – João Maia Silva – para prevenir este problema de saúde:

Últimas