Até agora, a corrida às farmácias era em grande parte motivada pelo Ozempic, um medicamento indicado para os doentes com diabetes, que tinha como consequência a perda de peso. Mas agora há um novo concorrente. Chama-se Wegovy e tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, mas com uma dosagem superior. Foi aprovado em Portugal para o tratamento de pessoas com obesidade ou excesso de peso.
Apesar de ainda não ter chegado às farmácias, já há grande expectativa em relação ao novo medicamento.
"O Wegovy será um medicamento para o tratamento da obesidade e vamos reservar o Ozempic para o tratamento da diabetes", disse, à SIC, Adriana Osório, diretora técnica da Farmácia do Porto.
As indicações são para tratamentos diferentes, mas ambos os fármacos necessitam de prescrição médica. A diferença é que o medicamento para tratar a obesidade não tem comparticipação e terá de ser totalmente suportado pelos utentes, num custo mensal que poderá ultrapassar os 240 euros.
Em resposta à SIC, o laboratório diz já ter pedido ao Infarmed a comparticipação do medicamento, que continua suspensa, uma vez que o SNS não comparticipa nenhum dos medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade em Portugal.
O que já está disponível é a prescrição médica, para que o fármaco injetável possa ser usado na terapêutica de utentes com doenças relacionadas com o excesso de peso.
Segundo o laboratório, este medicamento foi testado em mais de 4.500 adultos com obesidade ou excesso de peso. Os resultados mostraram que o novo medicamento permite uma perda de peso média de 17%. Estará à venda nas farmácias a partir do dia 7 de abril.
O ‘primo’ do Ozempic? Novo medicamento contra obesidade está a chegar às farmácias