Saúde e Bem-estar

Exercício físico é crucial na qualidade de vida de doentes com Parkinson precoce

A Parkinson precoce afeta doentes em idades jovens. Não existe cura, mas há tratamentos que evitam a progressão da doença. O exercício físico é encarado por muito deste doentes como um modo de vida obrigatório.

Lúcia Gonçalves

Joaquim Gomes

Miguel Castro

Perante o diagnóstico de Parkinson precoce aos 35 anos, Marco começou a correr e nunca mais parou. Faz 30 km por semana. O exercício é a medicação difícil mas crucial para impedir a progressão da doença.

A Parkinson precoce ganhou maior divulgação mundial com o exemplo público do ator Michael J. Fox.

São ainda inúmeras as batalhas dos doentes. Conseguir o diagnóstico e sensibilização pública pode ser motivo de desgaste. Foi por isso que nasceu a Young Parkies para auxiliar os doentes com Parkinson precoce porque a qualidade de vida é muitas vezes afetada por sintomas não motores como obstipação, fadiga, depressão… e faltam respostas.

Estima-se que existam em Portugal duas mil pessoas com Parkinson precoce. Uma comunidade ainda à procura de reconhecimento social.

Marco escreveu um livro, a apelar à prática de exercício físico como antídoto para impedir a progressão da doença. A Parkinson precoce é limitativo mas não deve impedir a felicidade.

Últimas