Saúde e Bem-estar

Antidiabético Ozempic bate recorde de vendas

Apesar de ser usado para a diabetes, o Ozempic tem tido muita procura por pessoas que querem perder peso.

SIC Notícias

As vendas do medicamento antidiabético Ozempic, que se tornou famoso por ajudar a emagrecer, bateram recordes. A procura sem precedentes está a provocar a escassez nas farmácias e o medicamento pode faltar a quem precisa.

A informação foi avançada esta sexta-feira pelo semanário Expresso.

Apesar de ser usado para a diabetes, o Ozempic tem tido muita procura por provocar uma sensação de saciedade, que ajuda a perder peso em pouco tempo.

O Ozempic é já o quinto medicamento que mais custa ao Serviço Nacional de Saúde. No ano passado, as farmácias portuguesas venderam, em média, mais de 33 mil embalagens deste medicamento.

A procura sem precedentes está a provocar a escassez para quem precisa.

Em declarações à SIC, João Filipe Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, diz que o que está a acontecer neste momento é que "as pessoas vão às farmácias, colocam o nome na lista de espera e ficam a aguardar".

Este é um problema que se estende a toda a União Europeia. A Agência Europeia do Medicamento diz que o uso do fármaco por pessoas que querem emagrecer tem consequências sérias para a saúde pública.

Últimas