Acordar cedo, vestir a roupa mais confortável e o melhor calçado de treino já se tornou um hábito para milhares de portugueses. Muitos preferem fazê-lo ao ar livre, em jardins ou junto ao mar e, nesta altura do ano, nem as temperaturas baixas tiram o ânimo.
Essa é a rotina do Thomas há vários anos. Uma paixão que o levou a incentivar outras pessoas a treinar.
"Queremos muito estar ativos para estar presente na vida dos nossos filhos, dos nossos netos (...) queremos andar, queremos ir às compras e trazer um saco (...) por isso, o treino é muito mais do que olhar ao espelho e estarmos bem... Se olharmos mais para o que os faz psicologicamente e pela nossa vida conseguimos arranjar menos desculpas para não o fazer", diz Thomas da plataforma "Active Flow"
A lista de benefícios de fazer exercício físico ao ar livre é extensa. Não só melhora a saúde cardiovascular, fortalece músculos e ossos e ajuda a diminuir stress e ansiedade como também impacta, diretamente, o nosso sistema hormonal.
Vários estudos já provaram que o contacto com a natureza aumenta os níveis de felicidade e energia. O resultado é uma sensação plena de bem-estar.
"Nós vivemos num país que tem vistas maravilhosas. Estamos em Carcavelos, podíamos estar em Belém, no Parque Eduardo VII. Temos vistas maravilhosas que nos fazem sentir super bem. E estar em contacto com a natureza traz-nos sempre um bem estar associado ao treino. Treinar na rua é sempre uma mais valia", explica Thomas.
Treinos em grupo podem ajudar a ganhar motivação para começar o ano da forma mais saudável. O exercício físico ao ar livre é uma forma acessível e que está ao alcance de todos de cuidar do corpo e da mente.