Saúde e Bem-estar

INEM: Ordem dos Médicos pede soluções ao Governo

Bastonário da Ordem dos Médicos diz que está preocupado com a resposta do INEM e afirma que é responsabilidade do atual Governo resolver os problemas.

SIC Notícias

A visita foi breve mas deu para absorver os principais problemas que se sentem neste CODU do Norte e que passam muito, segundo Carlos Cortes, pela falta de médicos nos quadros do INEM. 

“A reforma que a Ordem dos Médicos vai pedir à ministra assenta fundamentalmente numa reforma dos recursos humanos do INEM porque o grande problema, além do subfinanciamento que todos nós conhecemos, das dificuldades que o INEM tem tido em adquirir novos meios de transporte, mas também atrair mais profissionais de saúde também tem a ver com esta questão dos financiamentos”, diz Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos 

Fazendo as contas diz a Ordem que no porto, por exemplo, há 38 médicos mas apenas 7 são do quadro e deveriam ser 16. A falta de uma carreira atrativa poderá estar na origem desta fraca equação. 

“Os problemas do INEM não nasceram esta semana nem na semana passada, os problemas do INEM foram-se acumulando, adicionando ao longo dos anos em que os vários responsáveis da tutela da saúde nunca souberam resolver, nunca tiveram a devida preocupação”, afirma Carlos Cortes. 

A Ordem dos Médicos diz-se bastante preocupada com a atual situação do INEM. Mais do que apontar o dedo diz querer apresentar soluções ao Ministério da Saúde.

Últimas