Saúde e Bem-estar

Este medicamento para a perda de peso pode ajudar a deixar de fumar

Um estudo norte-americano aponta que a semaglutide pode ter outros benefícios para a saúde, além daqueles para que é usada atualmente. Além do excesso de peso, pode combater também o vício do tabaco.

Getty Images

Rita Carvalho Pereira

E se um medicamento para emagrecer também ajudar a deixar de fumar? Os cientistas estão convencidos de que encontraram a fórmula para este “dois em um”, que pode trazer benefícios aos muitos que sofrem tanto do problema do excesso de peso como do vício em tabaco.

A substância em causa é a semaglutide, um fármaco vendido sob marcas como a Wegovy, Ozempic ou Rybelsus, que é indicado para tratar a obesidade e a diabetes tipo 2.

Um estudo divulgado na revista científica Annals of Internal Medicine fez a comparação do medicamento Wegovy com outros sete fármacos usados para o tratamento dos diabetes.

Os resultados mostraram que os pacientes que tomavam este medicamento eram os que tinham menos diagnósticos de vício em tabaco e os que menos precisavam de medicação ou aconselhamento para deixar de fumar.

O estudo indicou ainda que os fumadores com diabetes tipo 2 que tomaram o medicamento tinham menos probabilidade de precisar de cuidados médicos por causa do tabagismo.

Resultados em 30 dias

Relatórios prévios tinham já apontado que pacientes tratados com semaglutide manifestavam menor desejo de fumar, aponta a Sky News.

Investigadores de instituições norte-americanas como o National Institute on Drug Abuse, os National Institutes of Health e a Case Western Reserve University School of Medicine relataram efeitos semelhantes nos pacientes, num prazo de 30 dias após o início da toma do medicamento.

Os cientistas consideram, por isso, que deve ser avaliado cientificamente o uso deste medicamento para tratar o vício do tabaco.

“Esta descoberta sugere a necessidade de avaliar ensaios clínicos do potencial para o tratamento da perturbação do consumo de tabaco”, é defendido.

Últimas