Saúde e Bem-estar

Com que regularidade deve subir à balança?

Pesar ou não pesar? Se sim, com que regularidade? A frequência com que deve subir à balança é uma questão frequentemente debatida entre especialistas e pessoas preocupadas com o bem-estar físico. Enquanto uns defendem o controlo frequente como forma de acompanhar as mudanças e ajustar hábitos alimentares, outros alertam para o perigo do vício excessivo nos números. Assim sendo, o que fazer?

Kseniya Ovchinnikova

SIC Notícias

Quando se trata de saúde, o controlo do peso é um assunto constantemente discutido. Enquanto alguns especialistas recomendam pesagens diárias para manter um controlo 'à risca', outros argumentam que isso pode causar ansiedade e comportamentos não saudáveis. Por isso, subir à balança semanalmente é a melhor escolha para quem quer manter o equilíbrio, defende Nick Fuller, líder da investigação da Universidade de Sydney.

Segundo o estudo, existem três grandes motivos para marcar encontro com a balança todas as semanas:

1. Ajuda a gerir o peso

A pesagem regular é uma estratégia eficaz tanto para a perda quanto para a gestão de peso, principalmente porque aumenta a consciência do peso atual ou das alterações. A investigação concluiu que os participantes que se pesaram semanalmente tiveram mais benefícios na perda de peso do que aqueles que se preocupavam com os números diariamente.

2. Tem em conta as alterações normais do corpo

O peso corporal pode variar significativamente ao longo do dia e durante a semana. Vários estudos mostram que só numa semana o peso pode variar até 0,35%, sendo, geralmente, mais alto após o fim de semana, de acordo com a ScienceAlert

As flutuações no peso corporal têm várias causas, muitas delas ligadas à água no corpo. As causas mais comuns incluem, por exemplo, a escolha da alimentação, as alterações hormonais e a saúde intestinal.

3. Evita a obsessão com a balança

Pesar com muita frequência pode criar uma obsessão com os números na balança e "causar mais mal do que bem", explicou à ScienceAlert o investigador Nick Fuller.

"Muitas vezes, a nossa reação quando vemos que o número não se move na direção que queremos ou esperamos é restringir ainda mais a ingestão de alimentos ou aderir às dietas da moda. Para além de não serem agradáveis ou sustentáveis, essas dietas também acabam por aumentar o nosso aumento de peso em vez de reduzi-lo", acrescentou.

Assim sendo...

Pesar semanalmente oferece uma medida mais precisa das tendências de peso ao longo do tempo. Mas para que o controlo seja eficaz, a pesagem deve ser feita no mesmo dia da semana, à mesma hora e no mesmo ambiente. O investigador deu como exemplo: na manhã de sexta-feira, antes de tomar banho, após ir à casa de banho, mas antes de comer ou beber qualquer coisa.

Nick Fuller recomenda ainda a necessidade de ser usada a melhor balança possível e trocar as pilhas regularmente.

Últimas