Saúde e Bem-estar

Proteger os olhos do sol reduz o risco de doenças oculares

Os cuidados com a exposição solar não se limitam à pele, os olhos também requerem maior atenção durante o verão. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia divulgou as recomendações essenciais para garantir a saúde ocular nesta altura do ano.

Canva

Elisa Macedo

O aumento da intensidade da luz solar e dos raios ultravioleta que acontece no verão exige cuidados especiais. Além da proteção da pele, os cuidados com a visão também não podem ser esquecidos. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) recomenda até que essa atenção seja redobrada para evitar lesões oculares.

Alterações agudas da córnea e da conjuntiva, cataratas e degenerescência macular da idade são as lesões oculares mais comuns nesta altura do ano.

A SPO avisa que os olhos ficam mais vulneráveis ao serem expostos a certos agentes agressores, pelo que a prevenção de potenciais lesões oculares é fundamental.

“No período do verão temos também, por vezes, a questão dos grãos de areia que podem provocar lesões consideráveis na superfície ocular. Caso permaneçam alojados no interior das pálpebras após a lavagem abundante com água ou soro fisiológico, ou persistam sintomas após a sua remoção, é aconselhável procurar a ajuda de um médico oftalmologista”, alerta a presidente da SPO, Rita Flores.

Sete recomendações para o verão

Para evitar problemas oculares, a SPO aconselha:

· Óculos de sol com proteção UV, idealmente com 100% ou com a maior percentagem de proteção possível.

· Evitar a exposição solar entre as 12:00 e as 16:00, altura do dia em que a exposição aos raios UV é mais elevada.

· Chapéus com abas ou palas que ajudam na proteção dos olhos, proporcionam uma barreira de sombra sobre a radiação solar direta.

· Se está a tomar alguma medicação, os seus olhos podem estar mais sensíveis à luz solar. Ter em atenção os medicamentos fotossensíveis, como por exemplo os anti-histamínicos, antibióticos ou antidepressivos.

· Uso de óculos de natação em piscinas para evitar exposição dos olhos a agentes químicos, como o cloro, utilizado na desinfeção da água e que pode provocar lesões na superfície ocular.

Sinais de alerta

Deve procurar ajuda imediata de um oftalmologista, caso tenha algum dos seguintes sintomas durante a exposição solar:

· Olhos vermelhos

· Visão enevoada

· Ardor

· Sensação de corpo estranho

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia foi fundada em 1939. Entre os seus objetivos, destaca-se o de “promover e contribuir para o desenvolvimento da Oftalmologia nos seus diferentes aspectos: comunitário e profilático, assistencial e curativo, científico, pedagógico e de investigação, com respeito pela ética e deontologia profissional”, pode ler-se no site da SPO.

Os especialistas recomendam a consulta regular de um médico oftalmologista, durante todo o ano, dependendo da idade, histórico familiar ou presença de doenças que necessitem de um maior acompanhamento. A prevenção e o diagnóstico precoce de algumas doenças oculares podem aumentar a probabilidade de sucesso de um tratamento.

Últimas