Sofia Ravara, coordenadora da Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, alerta que há cada vez mais jovens a fumar. Nesse sentido, no Dia Mundial Sem Tabaco, destaca a necessidade de medidas robustas e políticas preventivas.
O consumo é mais baixo nos mais jovens porque "estão a iniciar o consumo e não têm tanta disponibilidade financeira", refere. No entanto, a partir dos 25 anos e até aos 64 anos quase "metade dos homens fuma" e uma em cada três mulheres também, dados que Sofia Ravara considera preocupantes.
Estes números mostram, para a especialista, a falta de políticas públicas preventivas eficazes.
O membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia considera que é preciso um pacote de medidas robustas, como o aumento de preço.
"Estamos a tratar doentes que vêm à consulta para deixar de fumar, de um nível socioeconómico mais baixo e que antes não fumavam tabaco aquecido e agora já estão a fumar", conta.
Além disso, 48% dos alunos já experimentou fumar ou 'vapear', apresenta.
No SIC Notícias Manhã, a coordenadora da Comissão de Tabagismo condena o marketing "desenfreado e perverso" ao tabaco aquecido nas redes sociais, nos jogos e até em locais públicos.
A tecnologia do tabaco aquecido é "muito apelativa", assim como os aromas.
"Vicia muito, até mais do que os cigarros normais", refere.
Sofia Ravara destaca que o consumo de tabaco pode ter consequências a longo prazo, como a doença respiratória crónica na vida adulta, mas também a curto prazo, como infeções respiratórias, tosse, falta de ar, aperto ou dor no peito, alterações de concentração, problemas de memória, atenção e dificuldades de aprendizagem.
O Dia Mundial Sem Tabaco assinala-se esta sexta-feira. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta que já foram registados em Portugal vários casos de doença respiratória aguda grave em jovens causada pelo uso de cigarros eletrónicos, que obriga a internamento e pode levar à morte.
A organização lançou uma campanha nas redes sociais, onde divulga imagens e vídeos dirigidos aos jovens, com mensagens claras sobre os perigos dos novos produtos do tabaco e nicotina.
A boa noticia é que existe um tratamento seguro e eficaz para deixar o vício do tabaco. Para isso, pode e deve procurar ajuda médica.