Saúde e Bem-estar

“A equipa é espetacular”: médicos deslocam-se para tratar doentes com cancro

Um serviço de proximidade para evitar as deslocações de doentes que faz toda a diferença numa fase em que estão mais fragilizados.

Manuela Carneiro

Os médicos do centro de oncologia de Vila Real estão a deslocar-se todas as semanas ao hospital de Macedo de Cavaleiros, uma ajuda que faz toda a diferença para os doentes numa fase em que estão mais fragilizados.

Fernando Pires vai todas as semanas fazer quimioterapia ao hospital de Macedo de Cavaleiros. Tem cancro no pâncreas e um longo caminho pela frente, mas a possibilidade de fazer os tratamentos perto de casa dá-lhe outro ânimo.

“Se tivesse que ir para o Porto ou para Vila Real não tinha aguentado os tratamentos, porque estava muito frágil e não aguentava as viagens. Aqui tem corrido bem, a equipa é espetacular e isso faz parte da nossa cura”, conta à SIC.

Na equipa estão cinco médicos do centro de oncologia de Vila Real. Cada um vem uma vez por semana acompanhar os tratamentos em Macedo de Cavaleiros.

Só os casos mais raros são referenciados para o IPO do Porto.

Os cancros da mama, cólon e estômago são os mais comuns. No ano passado, o hospital de Macedo de Cavaleiros fez tratamentos a cerca de dois mil doentes e à volta de 3.700 consultas.

Últimas