Em três anos, mais de 210 mil pessoas receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24. Destes pedidos, mais de 14 mil foram feitos por profissionais de saúde. A linha foi lançada faz hoje três anos, em plena pandemia.
Não existia até 1 de abril de 2020 quando Portugal registava 187 mortes e ia no segundo mês de infeções por covid-19 detetadas.
Três anos passados, 14 mil profissionais de saúde, alguns pertencentes à primeira linha de resposta à pandemia, continuam a ligar para o aconselhamento psicológico do SNS 24.
Sintomas são semelhantes em várias idades
Os sintomas relatados nas 210 mil chamadas efetuadas entre 2020 e 2023 são comuns a todas as faixas etárias. Entre eles estão dificuldades respiratórias, batimento cardíaco acelerado, medo sem razão aparente, revela Renata Benavente, da Ordem dos Psicólogos.
Os casos mais críticos dos cerca de 200 atendimentos diários são reencaminhados para outros serviços do Serviço Nacional de Saúde, onde a média de psicólogos por utentes permanece baixa.
Governo anunciou criação de plano para estudantes do ensino superior
Já esta semana o Governo anunciou a criação de um plano global de intervenção para os problemas da saúde mental no ensino superior. Uma resposta ainda sem detalhes ao agravamento das queixas por parte dos jovens.