Cheirar o odor corporal de outras pessoas pode ajudar no tratamento da ansiedade social, de acordo com um estudo apresentado no 31.º Congresso Europeu de Psiquiatria.
O suor do sovaco foi retirado a voluntários que assistiram a excertos de filmes de comédia e de terror e as amostras foram usadas em conjunto com a terapia para a ansiedade social.
De acordo com a BBC, as voluntárias que foram expostas ao odor corporal parecem ter-se saído melhor na terapia.
“O suor produzido enquanto alguém estava feliz teve o mesmo efeito de quem se assustou com o excerto do filme de terror. Portanto, pode haver algo sobre os sinais químicos humanos no suor que afete a resposta ao tratamento”, explicou a responsável pelo estudo Elisa Vigna, do Instituto Karollinska, de Estocolmo.
O estudo envolveu 48 mulheres que sofriam de ansiedade e algumas foram expostas a ar puro e outras ao odor corporal.
As pacientes que completaram uma sessão tiveram, enquanto estavam expostas a odores corporais, uma redução de 39% na ansiedade, enquanto as que estiveram expostas a ar puro registaram uma redução de 17%.
Os investigadores acreditam que poderiam existir diferentes efeitos ao tratamento consoante as emoções das voluntárias, daí terem escolhido filmes que suscitam sentimentos específicos. Ainda assim, o efeito era o mesmo quer tivesse assistido a um filme de comédia ou de terror.
"Ficámos bastante surpreendidos com este resultado", revelou Elisa Vigna.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) define ansiedade como “(…) uma reação normal ao perigo ou ao stress do dia-a-dia (…)”, que pode representar “(…) uma sensação de medo perante uma ameaça ou uma preocupação perante algo que poderá acontecer e que tememos ser negativo”.
No caso da ansiedade social, surge "(…) perante uma ou mais situações sociais onde a pessoa está exposta ao possível escrutínio (…) de terceiros".