Saúde e Bem-estar

Parar de fumar é um desafio? Veja aqui algumas dicas para deixar o tabaco

Reunimos um conjunto de perguntas e respostas sobre os perigos e consequências de fumar e alguns passos que podem ajudar quem quiser deixar o tabaco.

Canva

Mariana Teófilo da Cruz

Inês M. Borges

Deixar de fumar pode ser um desafio tanto a nível físico, como psicológico. E fazê-lo sem preparação ou apoio pode conduzir a uma recaída.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, apenas 3% a 5% dos fumadores que param sem ajuda continuam sem fumar passado um ano. Ao deixar o tabaco é normal surgirem sintomas como mal-estar, irritabilidade e momentos de forte desejo de voltar a fumar - é a chamada síndrome de abstinência. Mas os piores sintomas podem durar apenas dias ou semanas.

estudos que mostram que os fumadores morrem cerca de 10 anos mais cedo do que as pessoas que nunca fumaram. Ainda assim, é possível recuperar este tempo e quanto mais cedo deixar de fumar melhor. Quem deixar de fumar aos 30, por exemplo, ainda consegue recuperar os 10 anos de vida, se parar aos 40 poderá ganhar nove anos, aos 50 seis e aos 60 até três anos de vida.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o tabaco é responsável por mais de seis milhões de mortes por ano em todo o mundo.

A preparação para o “Dia D” - o dia em que deixa de fumar - pode ser a chave para o sucesso do processo. Reunimos algumas dúvidas que podem surgir e, também, alguns passos que podem ajudar neste desafio.

Quais são os passos para deixar de fumar?

A Direção-Geral da Saúde reuniu 15 passos que o podem ajudar a preparar-se para esta etapa. Deixar de fumar não começa no dia em que “deixa de fumar”, a preparação até chegar a essa data é fundamental, ora veja aqui:

E se tiver uma recaída?

Como em todos os processos há avanços e recuos. O conselho que a DGS deixa é: "Quantas mais vezes tentar parar, mesmo que a seguir recaia, maior é a probabilidade de conseguir abandonar definitivamente o tabaco".

Por isso, "recair não significa que falhou, mas sim que tem de voltar a tentar". Ainda assim, perceber o porquê da recaída é "valioso para aumentar a probabilidade de ter sucesso" da próxima vez.

Mas, parar de fumar traz benefícios?

A resposta não deixa dúvidas: traz benefícios imediatos, a médio e a longo prazo para a própria pessoa e para quem a rodeia. E podem surgir logo após 20 minutos de ter parado de fumar:

Quando mais cedo deixar o tabaco melhor?

Evitar a dependência do tabaco é uma das vantagens de deixar de fumar o mais cedo possível. Segundo a DGS, "quanto mais cedo o jovem abandonar o tabaco menor a probabilidade de vir a fumar na idade adulta".

E caso a decisão se efetive, estes jovens vão ter um “desenvolvimento pulmonar adequado, um bom desempenho desportivo e reduzir o risco de doenças respiratórias”.

O presidente da Organização de Institutos Europeus de Cancro (OECI), Thierry Philip, afirma mesmo que "se os europeus com menos de 20 anos deixassem de fumar já amanhã, daqui a 50 anos a mortalidade por cancro reduziria para metade".

Fumar envelhece o coração?

O tabagismo pode ser responsável pelo envelhecimento do coração em cerca de 20 anos, segundo um estudo que juntou investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e da Universidade de Lorraine, em França.

Ou seja, um fumador que tenha 20 anos pode apresentar uma idade vascular semelhante a uma pessoa de 35 ou 40 anos.

Segundo os investigadores, "a lesão celular induzida pelo cigarro e a resposta imune inflamatória são os dois prováveis mecanismos que explicam o envelhecimento prematuro [do coração] e o aumento da incidência de doenças crónicas em fumadores".

Estou grávida. Quais são os benefícios de deixar de fumar?

benefícios para a grávida e para o bebé. Deixar de fumar aumenta a probabilidade de um parto normal e diminui o risco de o bebé nascer mais cedo, de mortalidade fetal e perinatal e de tratamentos médicos no pós-parto.

O bebé recebe mais oxigénio, deixa de estar exposto às substâncias tóxicas existentes no fumo do tabaco e tem mais probabilidade de nascer saudável.

O "fumo em terceira mão" prejudica os outros?

Fumar não prejudica só quem fuma, as pessoas que o rodeiam também podem sofrer consequências. E as crianças são as mais expostas a estes riscos, sobretudo os bebés que gatinham e levam as mãos à boca.

Depois de fumar existem substâncias libertadas pelo fumo do tabaco que podem estar nas paredes, mobílias ou mesmo no hálito dos fumadores e que prejudicam sobretudo as crianças - que se chama o fumo em terceira mão”.

Segundo a organização não-governamental (ONG) europeia Smoke Free Partnership, o “fumo de terceira mão” contém ainda substâncias químicas tóxicas que se tornam mais tóxicas com o tempo, à medida que os seus compostos químicos se alteram. Esta organização deixa ainda um forte alerta para "o grave impacto" do fumo passivo.

Quero começar a tomar medicação para deixar de fumar. O que fazer?

Há medicamentos que ajudam a diminuir os sintomas causados pela abstinência do tabaco e, por vezes, até aumentam o sucesso da cessação tabágica.

Deve contactar o seu médico.

Abstinência do tabaco: quais os sintomas?

Ao parar de fumar há sintomas que podem surgir, como:

  • Sentimento de tristeza;
  • Insónia;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração, inquietação e nervosismo;
  • Diminuição da frequência cardíaca;
  • Sensação de fome;
  • Desejo de fumar.

Os piores podem durar apenas alguns dias ou semanas, mas o desejo de um cigarro, por exemplo, pode durar mais tempo. Embora causem sensações desagradáveis, estes sintomas não são, diz a DGS, perigosos para a saúde.

O que é a terapêutica de substituição da nicotina?

Quando se deixa de fumar, o corpo tem de se habituar à ausência de nicotina, a substância existente nos cigarros que cria dependência.

A terapêutica de substituição da nicotina (TSN) consiste na reposição da dose diária de nicotina habitualmente consumida. Tem a duração de 8 a 12 semanas e, segundo a DGS, não está sujeita a receita médica.

Como posso ter uma consulta de cessação tabágica?

O Serviço Nacional de Saúde tem disponíveis, em vários pontos do país, consultas para deixar de fumar. Consulte aqui a lista de locais onde pode ter acesso a uma consulta nas várias administrações regionais de saúde.


Últimas