Saúde e Bem-estar

Em que países há casos de hepatite aguda em crianças?

Há cerca de 200 casos confirmados no mundo.

Permanecem desconhecidas as causas da hepatite aguda em crianças. Com quase 200 casos reportados em todo o mundo, numa primeira avaliação de risco, o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças considera a situação preocupante para a saúde publica e apela à vigilância.

Sobre as causas de hepatite aguda em crianças não há ainda conclusões. Mas a principal hipótese atual é uma possível relação com um adenovírus detetado em muitos dos menores afetados.

Numa primeira avaliação de risco sobre o assunto, o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças, adianta que, em Inglaterra, mais de 75% dos casos testaram positivo para adenovírus. Na Escócia, metade.

É no Reino Unido que se concentra a maioria dos casos reportados até ao momento: mais de 100 em quase 200 confirmados no mundo.

Outros 12 países europeus e também os Estados Unidos, Israel e Japão reportaram casos de hepatite aguda em crianças.

Na Roménia, há vários casos suspeitos e pelo menos um confirmado: uma menina de 5 anos internada desde o início do mês num hospital em Bucareste. Ainda não se sabe se terá de ser submetida a um transplante hepático. Os médicos que a tem acompanhado testaram vários tratamentos, mas não conseguiram, até ao momento, os resultados desejados.

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças considera a situação preocupante para a saúde pública, sobretudo tendo em conta a população pediátrica afetada e o potencial resultado severo.

Considera, por isso, essencial estabelecer uma rápida vigilância dos casos, aconselhando a sensibilização de pediatras, clínicos gerais e outros especialistas médicos.

A avaliação de risco recomenda ainda o reforço da higiene cuidadosa das mãos e a limpeza e desinfeção de superfícies.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, desde que foi reportado o primeiro caso, pelo menos uma criança morreu e 17 precisaram de um transplante hepático.

Saiba mais:

Últimas