A Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães (Oliveira de Azeméis), lidera o ranking das escolas públicas do ensino regular, logo a seguir à escola artística Soares dos Reis, no Porto. Orgulha-se da relação de proximidade entre professores e alunos e de trabalhar para formar não só bons estudantes, mas também bons adultos.
A escola tem o nome do Dr. Ferreira da Silva, o primeiro químico português e quem aqui trabalha acredita que os bons resultados se devem não apenas ao trabalho académico, mas também humano e de proximidade.
A escola Dr. Ferreira da Silva tem 540 alunos, 200 deles no secundário, mas apenas duas turmas de 12º ano. A média de 14 valores nos exames nacionais, que a coloca no topo do ranking das escolas públicas do ensino regular, resulta de uma dedicação por vezes exclusiva a muitos dos alunos.
O trabalho feito dentro e fora da sala de aula, incluindo o acompanhamento psicológico que é dado aos alunos desde cedo, faz a diferença, acreditam pais e professores.
Apesar de discordar da comparação direta entre públicos e privados, a direção diz-se orgulhosa com o resultado obtido no ranking, um reconhecimento pelo bom trabalho que a escola, os professores e os funcionários fazem tendo em vista um futuro melhor para todos estes alunos.