Donald Trump afirma que não está a ponderar uma pausa nas tarifas. O Presidente dos Estados Unidos admite, no entanto, “acordos justos” com os países que se mostrarem disponíveis para negociar.
O comentador SIC Miguel Morgado considera que as tarifas aplicadas pela administração norte-americana são um “acontecimento histórico” e que já está a provocar “danos muito consideráveis”.
“O colapso nestas proporções de mercados financeiros nunca é uma boa notícia. (...) Afeta diretamente a banca, o sistema financeiro… um dos principais danos que se pode causar é conduzir a um regime económico de incerteza”, sublinha.
Acredita, por isso, que será o mundo inteiro a “pagar o preço” nos próximos meses.
O regresso da Esquerda socialista às raízes?
A caminho das Legislativas, o comentador SIC considera que a Esquerda se colocou numa “grande crise” que permitiu à Direita radical tornar-se “porta-voz dos ressentimentos sociais”.
“A Esquerda a partir dos anos 90 passou a substituir a polarização tradicional entre opressores e oprimidos agora com um pendor minoritário - agora os oprimidos são minorias identitárias. A Esquerda passou a ver o conflito social noutros termos, abandonando as desigualdades sociais”, defende.
O PS, no entanto, está a tentar fazer uma “abordagem da esquerda clássica”, diz Miguel Morgado, considerando que Pedro Nuno Santos vai insistir “muito menos nas causas fraturantes” e vai tentar fazer regressar a Esquerda socialista às suas raízes.
Um espaço de liberdade e espírito crítico A Torto e Direito, com Miguel Morgado. À segunda-feira, na SIC Notícias, às 22:00.