Todas as Artes

Carminho, uma vida de (e para o) Fado em "2 Minutos"

Na rubrica "Autores em 2 Minutos" do Todas as Artes percorremos a carreira de Carminho. A fadista acaba de lançar o primeiro EP "Carminho at Electrical Audio", gravado no estúdio do produtor Steve Albini, que trabalhou com nomes como Nirvana e Pixies. Mais uma etapa na carreira da fadista que entrou no Fado, na infância.

Sílvia Lima Rato

Edgar Ascensão

Daniel Fernandes

Carminho recebeu este ano o Globo de Ouro de Melhor Atuação pelo concerto no Coliseu de Lisboa, do disco "Portuguesa". Mais um prémio para a fadista que também já esteve nomeada para um Grammy Latino e num local simbólico. Foi na mítica sala lisboeta que se estreou ao vivo, aos 12 anos, perante uma enorma plateia para interpretar "Embuçado".

Da casa de fados da mãe, a fadista Teresa Siqueira a outras, foi conhecendo grandes fadistas, escolhendo repertório e trilhando um caminho seu que se traduziu no disco de estreia "Fado", de 2009.

A voz de Carminho chegou ao Brasil, através de Milton Nascimento, que a convidou para cantar nas Festas da Cidade do Rio de Janeiro. O próprio "Bituca", Chico Buarque e Nana Caymmi participaram em três temas para o lançamento do disco "Alma", no Brasil.

Com viagens (e colaborações) frequentes ao outro lado do Atlântico, Carminho atuou este ano no Rock in Rio Brasil, num ano cheio para a artista. Esteve na cerimónia dos Óscares, pela participação no filme "Pobres Criaturas" e “O Quarto” que interpretou para o filme de Yorgos Lanthimos foi escolhido por Barack Obama para a tradicional playlist de verão.

Já este outono lançou o EP "Carminho at Electrical Audio", gravado no estúdio do produtor Steve Albini, no outono de 2023. O engenheiro de som, como gostava de ser definido e habituado às sonoridades do rock, abriu as portas do estúdio em Chicago para durante uma tarde trabalhar com Carminho.

Essa tarde resultou em quatro temas, entre eles, o que já interpretou ao vivo com Caetano Veloso "Os Argonautas". Um trabalho mais longo interrompido pela morte de Steve Albini, em maio passado.

A fadista, que está em digressão no Japão pela primeira vez, regressa aos Estados Unidos no próximo mês de novembro, onde vai estrear os novos temas, ao vivo.

Entre desafios e conquistas, Carminho vai guardar, para sempre, a noite em que cantou para o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023. Uma ocasião em que o lado pessoal se sobrepôs ao profissional. A fadista, católica, sentiu-se mais uma peregrina entre tantos.

Últimas