A necessidade deu lugar a um projeto já premiado na Alemanha. Em Talge, os novos voluntários têm filhos pequenos e não têm solução, sobretudo para as emergências fora de horas. Os turnos no quartel tornaram-se um pesadelo e as noites não podiam ficar sem resposta.
"Havia demasiados novos elementos e precisávamos de uma forma de os manter operacionais, mesmo com filhos pequenos."
Quando a sirene toca em Talge, os bombeiros chamam as Babysitters em Alerta. Uma brigada composta por cinco colegas reformadas e jovens mães, que se deslocam ao quartel para tomar conta das crianças durante as operações de emergência.
Assim, os 36 bombeiros podem vestir o uniforme e saltar para o camião sem hesitações, sabendo que os filhos estão em boas mãos. As crianças, por sua vez, adoram a experiência. Para elas, o quartel é um lugar de diversão e aventura.
"Normalmente, estamos ansiosos pelo alerta e somos super rápidos, queremos ir logo."
E qual é o momento mais esperado? Quando os pais regressam no grande camião vermelho. Com tanta dedicação, é provável que algumas destas crianças venham a vestir o uniforme no futuro.
A ideia está a ser uma inspiração para outras corporações de bombeiros e já valeu à brigada de Talge o Prémio da Baixa Saxónia para o Compromisso Cívico.