A forma como fazemos compras no supermercado está prestes a mudar. Há uns anos, ninguém imaginava que poderíamos passar os códigos de barras das nossas próprias compras na caixa. Agora, a tecnologia mostra que a tarefa vai ser ainda mais simples.
Na Alemanha, os donos dos supermercados queixam-se que a falta de funcionários os obriga a fechar as lojas mais cedo. E os clientes queixam-se de ter pouco tempo para fazerem as compras.
"Em todos os lugares, há sinais a informar que o balcão teve de fechar porque não havia funcionários. Mas todos queremos poder fazer compras até mais tarde."
A Inteligência Artificial (IA) já está a ser usada em muitos supermercados e o potencial de crescimento é gigante. Para comprar fruta e legumes, é preciso decorar um número para colocar na balança. Isso vai deixar de ser necessário. Nas balanças inteligentes, basta pôr a fruta. Quando se coloca uma laranja e a balança sabe imediatamente, e sozinha, que está lá uma laranja. Isto é possível com câmaras, muitas câmaras e IA.
Ilhami Cantadurucu, especialista em Inteligência Articial, explica: "A IA pode identificar alguém que sai sem pagar e enviar uma mensagem para o funcionário: atenção, corredor 3, 7 ou onde for. Ou talvez enviar um pequeno vídeo para o tablet ou o telemóvel que mostra o artigo que foi roubado."
Mais há mais: etiquetas de preço transformadas em ecrãs com publicidade personalizada, ou televisões que nos sugerem o leite quando escolhemos uma embalagem de cereais.
Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.