No ano em que celebra o Jubileu de Platina, Isabel II comemora em simultâneo os 96 anos de uma vida absolutamente única, e um reinado que é o mais longo da história do Reino Unido e está prestes a tornar-se no mais longo de toda a História.
A rainha conheceu 14 primeiros-ministros britânicos, 12 presidentes norte-americanos e 7 papas. Tem seis residências reais, das quais uma oficial em Londres — o palácio de Buckingham — e viu o seu nome atribuído a cerca de 250 ruas, sendo que a sua imagem figura em perto de 40 unidades monetárias.
No ano das celebrações, a Grande Reportagem revisita os principais momentos da longa vida e do longo reinado de Isabel II, lembrando as tragédias que marcaram o seu percurso, as expectativas goradas em diversas situações e as polémicas que a envolveram a si própria a vários membros da Casa Real britânica.
As mortes de Diana, Princesa de Gales, e do Príncipe Filipe, seu marido, alteraram, em diferentes níveis, o modo de olhar o mundo da monarca que é adorada pelos súbditos e respeitada até pelos republicanos.
Com depoimentos exclusivos do Presidente da Repúblia, de D. Duarte Pio de Bragança e do editor para as questões da Coroa da britânica ITV, a Grande Reportagem mostra o percurso pessoal e real de uma estadista única à escala planetária.
FOTO 1 – Isabel II nasceu Elizabeth Alexandra Mary às duas e quarenta da madrugada do dia 21 de abril de 1926. O acontecimento teve lugar no número 17 da Bruton Street, no que é hoje… um restaurante chinês.
FOTO 2 – Em criança, a princesa era chamada “Lillibeth” porque não conseguia pronunciar o seu nome corretamente.
FOTO 3 – “Lillibeth” conheceu o príncipe Filipe quando tinha apenas 13 anos. Estiveram casados durante três quartos de século.
FOTO 4 – A princesa serviu na II Guerra Mundial enquanto condutora de ambulâncias, sendo o único Chefe de Estado ainda vivo a ter servido no conflito.
FOTO 5 – Isabel soube da morte do pai, o Rei Jorge VI, quando estava no Quénia, no âmbito de um périplo por África, Austrália e Nova Zelândia.
FOTO 6 – A princesa tornou-se rainha Isabel II no dia 6 de fevereiro de 1952. A coroação teve lugar no ano seguinte.
FOTO 7 – Isabel II teve quatro filhos: Carlos, Príncipe de Gales, André, Duque de Iorque, Ana, Princesa Real e Eduardo, Conde de Wessex.
FOTO 8 – Em plena pandemia de Covid-19, tornou-se icónica a imagem de Isabel II, solitária, nas cerimónias fúnebres do Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, em abril de 2021.
SAIBA MAIS:
- As celebrações do Jubileu de Platina da rainha Isabel II
- Rainha Isabel II: a vida de “Lilibet” até à mais longa monarquia do Reino Unido
- A menina que não estava destinada ao trono, mas que continua a fazer história
- Curiosidades do reinado de Isabel II
- Memórias de um reinado que colecionou vários recordes
- Reportagem Especial: “Isabel II em Portugal”