O regresso d'A Grande Ilusão foca-se na herança que alimenta os partidos de extrema-direita na Europa.
Os rostos dos partidos de extrema-direita que vão ganhando força no espetro político da Europa serão os herdeiros fiéis dos ideais fascistas do século passado? Estará André Ventura amarrado ao pensamento salazarista? Santiago Abascal será o sucessor de Francisco Franco? E Matteo Salvini de Benito Mussolini?
Entre o fascismo e a extrema-direita europeia existe um fosso de um século. O tempo e o modo são outros, mas as marcas do fascismo estão vivas. E neste episódio identificamo-las, uma a uma.
O terceiro episódio da Grande Ilusão leva-o numa viagem ao passado, através das cidades berço de Mussolini, Predappio, e pela aldeia onde nasceu Salazar – Vimieiro, Santa Comba Dão. Fomos, igualmente, ao País Basco conhecer a terra natal de Santiago Abascal. O líder do VOX, defensor da grande Espanha, nasceu num dos territórios mais independentistas de Espanha.
- A Grande Ilusão: o ódio saiu do armário
- A Grande Ilusão: cifrões e outros demónios (Parte I)
- A Grande Ilusão: o Padrinho, a Madrinha e o Vizinho Espanhol
- A Grande Ilusão: cifrões e outros demónios (Parte II)
A Grande Ilusão é um projeto apoiado pela Bolsa de Jornalismo de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian. Em março serão emitidos o terceiro e o quarto episódios, onde faremos uma aproximação às realidades políticas vizinhas do Chega. Estaremos em França, Itália e Espanha, para trabalharmos o Rassemblement National, a Lega e o VOX.
A Grande Ilusão resulta de uma parceira estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e tem, igualmente, uma expressão online no site da SIC Notícias – Projeto "Extremos".
FICHA TÉCNICA
Reportagem – Pedro Coelho e José Silva (imagem)
Edição de Imagem – Andrés Gutierrez
Grafismo – Marta Coelho
Produção – Diana Matias com Maria Rodrigues e Rita Murtinho (bolseiras)
Coordenação - Amélia Moura Ramos
Direção – Ricardo Costa e Marta B. dos Reis