Jota esteve em alta na Escócia, ao serviço do Celtic, nos últimos dois anos. A prestação do avançado não passou despercebida aos olhos dos sauditas, que estão a investir em peso no futebol, e o Al Ittihad apresenta-se como o novo destino do ex-Benfica.
Em 2022, as “águias” receberam 7,5 milhões de euros do Celtic, que acionaram a opção de compra após um empréstimo. No entanto, ficou ainda acordado que o Benfica receberia 30% do valor de uma futura venda.
Junta-se a treinador português
O Al Ittihad, de Nuno Espírito Santo, vai pagar cerca de 29 milhões de euros para contar com o futebolista de 24 anos, o que quer dizer que o Benfica vai receber mais 8,7 milhões, segundo o Mercado Aberto.
Segundo a imprensa inglesa, Jota vai receber 10 milhões limpos por época.
“Jota é nível Premier League”
Para Luís Aguilar, Jota “é um dos dois mais talentosos que saíram da formação do Benfica nos últimos anos” e, atualmente, “é de nível Premier League”.
O comentador SIC diz que respeita a decisão do atleta, mas lamenta a ida de um jogador tão talentoso, de apenas 24 anos, para a liga saudita.
Já Marco Caneira, comentador e antigo futebolista, aponta para uma consequência “mais grave para o futebol europeu” no futuro.
“Penso que vão buscar jogadores que ainda não jogaram nas primeiras equipas nacionais, para mantê-los e depois formarem uma seleção de peso na Arábia Saudita”.