O número de pessoas em situação de sem-abrigo tem vindo a aumentar e Lisboa é uma das regiões onde o flagelo é maior. O projeto solidário que mostramos, esta sexta-feira chama-se CRESCER e, desde 2013, já ajudou a arranjar uma casa para cerca de 150 pessoas que estavam na rua.
Tiago Gomes é um desses exemplos. Ao fim de vários anos perdido pelas ruas de Lisboa, conseguiu ver uma luz ao fundo.
“Estive na rua seis anos, depois fui para o pavilhão do Casal Vistoso foi lá que consegui a oportunidade de ter uma casa (…) Aqui é uma paz, não há barulho, não há nada. Escolhi esta casa por ser mais pequenina, mais acolhedora. Decorei, pintei, ainda estou a fazer uns arranjos”.
Hoje, Tiago tem uma morada, um porto seguro, e uma nova vida aos 44 anos só foi possível graças à Associação CRESCER, que através do projeto é uma casa, atribuem uma habitação às pessoas em situação de sem-abrigo e ajudam a integrá-las na sociedade.
O projeto criado em 2013 e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, Segurança Social, e com o apoio de parceiros privados, já chegou a cerca de 150 pessoas.
Mas, neste momento, a associação Crescer enfrente muitos desafios. Não só conseguir dar resposta a uma realidade cada vez mais premente e numa altura de crise social e de habitação.