País

Albergues Nocturnos do Porto dá fôlego a quem passa por momentos de sufoco

Associação acolhe pessoas em risco de exclusão social com especial atenção a quem se encontra em situação de sem abrigo, garantindo alojamento, comida e cuidados de saúde.

Kathleen Araújo

Joaquim Gomes

António Soares

Na rubrica Cinco Dias, Cinco Causas desta quarta-feira, vamos conhecer a Associação dos Albergues Nocturnos do Porto, que acolhe dezenas de pessoas em risco de exclusão social.

Mexer na terra e cuidar das plantas é para Joaquim uma terapia depois de um passado pesado com uma depressão profunda e sem condições para aguentar uma casa, a rua foi o seu lar durante 15 dias.

A luz ao fundo do túnel apareceu quando decidiu pedir ajuda e foi aí que as portas da Albergues Nocturnos do Porto se abriram para o Joaquim e muitos outros que procuram um fôlego num momento de sufoco.

A associação centenária acolhe pessoas em risco de exclusão social com especial atenção às que se encontram em situação de sem abrigo. Atualmente com 97 utentes, as vagas estão sempre ocupadas e são poucas para o número de problemas sociais.

Para terem uma vida mais digna, a associação oferece alojamento, alimentação, higiene e cuidados de saúde. Ainda existe espaços exteriores para cada um se exprimir livremente.

O financiamento é assegurado pela Segurança Social, que garante cerca de 60% das necessidades. A Associação precisa da benevolência e ajuda de empresas, privados e doações.

Últimas