Cartaz

"Regresso ao Futuro" faz 40 anos e fãs têm uma missão: encontrar a famosa guitarra vermelha

Faz esta sexta-feira 40 anos que estreou o primeiro filme da saga "Regresso ao Futuro". Para assinalar a data, foi lançado um apelo aos fãs: ajudar a encontrar a guitarra usada por Michael J. Fox numa das cenas mais icónicas do cinema.

Mariana Xavier

Em 1955, no enredo do filme, Marty McFly sobe ao palco de um baile escolar e interpreta "Johnny B. Goode", de Chuck Berry, um tema que, na realidade, só viria a ser lançado três anos depois. A cena tornou-se emblemática.

O instrumento que McFly toca é uma guitarra elétrica vermelha, uma Cherry Red Gibson ES-345. O modelo desapareceu em 1985, o mesmo ano em que o filme estreou nos cinemas. Quatro décadas depois, a Gibson lançou uma campanha para tentar localizar o objeto. A busca está a ser documentada num projeto com o nome "Lost to the Future".

"Regresso ao Futuro", realizado por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg, foi um fenómeno em 1985. O filme contou a história de uma viagem acidental ao passado, a bordo de uma máquina do tempo criada por Emmett Brown. Nas bilheteiras, ultrapassou os 338 milhões de euros.

A campanha de procura da guitarra continua. A Gibson promete dar novidades em outubro. Até lá, os fãs mantêm a esperança de reencontrar um dos símbolos da trilogia.

Últimas