Cartaz

Filme sobre o 25 de abril exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Veneza

O filme português "Sempre", que se estreou na secção paralela "Dia dos Autores", foi criado a partir de imagens de arquivo do período da Revolução dos Cravos.

Mariana Xavier

Daniel Fernandes

Luciana Fina foi desafiada a criar uma instalação artística para as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dando origem depois a um filme.
Através de imagens da época, a realizadora italiana, há 30 anos em Portugal, construiu a longa-metragem "Sempre", que percorre o salazarismo, a PIDE, as ocupações estudantis em 69, o Movimento das Forças Armadas em 74, mas também a descolonização, onde as imagens do passado convivem com sons captados em manifestações nos dias de hoje.
"O desafio do filme foi realmente lidar com a diversidade dos materiais e construir uma narrativa para o presente", admite a realizadora Luciana Fina.
O filme foi apresentado pela primeira vez na 81.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, na secção paralela "Dia dos Autores".
"O filme é sobretudo uma homenagem ao cinema, à sua força, à capacidade de expressão e narração", garante a realizadora.
Últimas